Teste pode ser realizado em postos de saúde; Interessados também contam com serviço telefônico para informações.
SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) destacou nesta sexta-feira, 31/7, a importância do primeiro censo, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, que irá dimensionar o número de pessoas com hepatite C no Estado. A iniciativa inédita, que tem por objetivo ampliar e fortalecer ações de prevenção e tratamento da doença, conta com apoio do parlamentar. “O governo do Estado será responsável pelo maior censo de hepatite C da história”, disse.
O lançamento do censo ocorreu na terça-feira, 28/7, em São Paulo, como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Segundo o IBGE, em 15 anos, foram notificados 68.297 casos, o que representa 0,1% da população paulista. Já a Secretaria da Saúde estima 490 mil portadores no Estado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 3% da população mundial esteja infectada.
Para participar, portadores de hepatite C devem preencher um cadastro disponível no site www.saude.sp.gov.br. As informações são sigilosas e serão utilizadas exclusivamente para essa contagem. O teste para o diagnóstico da doença pode ser realizado nos postos de saúde. A secretaria também disponibilizou o telefone 0800 162 550 para prestar esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A hepatite C é uma doença, em geral, que não apresenta sintomas e riscos, em casos de infecção aguda, mas pode afetar o fígado em casos crônicos. “O diagnóstico precoce é capaz de prevenir problemas de saúde e evitar a transmissão do vírus”, finalizou o parlamentar.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11. 4033 2892 | 11. 4033 6845