Parlamentar reforça importância da doação de sangue no frio

Compartilhar

Para garantir os estoques, o governo do Estado realizou várias atividades a fim de incentivar a população a doar sangue.

SÃO PAULO – O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), ressaltou nesta segunda-feira, 27/7, a importância da doação de sangue aos hospitais e às Santas Casas de Misericórdia do Estado de São Paulo. De acordo com o parlamentar, o número de doadores de sangue diminui, em média, 30% neste período do ano, principalmente em decorrência do frio.

Para garantir os estoques de bolsas nas unidades públicas de saúde durante o período de inverno, o governo do Estado realizou várias atividades a fim de incentivar a população a doar sangue. Na semana passada, por exemplo, foram enviados mais de sete milhões de mensagens SMS, além de ter sido intensificada a campanha de conscientização por meio das principais redes sociais.

“O Estado de São Paulo é responsável por 25% do sangue coletado no país. São mais de 850 mil bolsas por ano e, segundo a Secretaria da Saúde, nos meses de junho e julho, as doações caem cerca de 30%. Na prática, significa que cerca de 20 mil bolsas deixam de ser coletadas nesta época, fato que tem preocupado bastante os gestores de saúde pública”, completou Edmir Chedid.

O parlamentar disse ainda que, apesar da queda de doares, a procura pelo sangue continua a mesma neste período do ano e, com as baixas contabilizadas, os estoques chegam a ficar em estado crítico. “Você que é um doador, por favor, procure a rede mais próxima para colaborar com as atividades daqueles que se empenham para garantir os estoques do nosso Estado”, concluiu.

Disponível em Áudio

Doador de Sangue
Para doador sangue basta comparecer a um posto de coleta com documento de identidade (com foto), ter entre 18 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Os candidatos precisam estar bem alimentados, evitar alimentos gordurosos pelas 4 horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas.

Para mais informações, ligue para o Alô Pró-Sangue, no 0800 55 0300, ou acesso o site da Fundação Pró-Sangue.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +Instagram, Twitter e YouTube.

Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP 
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845

Rolar para cima
Precisa de ajuda?