Valdecir Vieira, Flávio Monte, deputado Edmir Chedid e Vitório Bando após reunião na sede do DER, em Campinas.
CAMPINAS – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a prefeitura de Itatiba (Região Metropolitana de Campinas) firmaram nesta quinta-feira, 23/7, acordo para rever a decisão que resultou no fechamento da rotatória do Rotary, localizada próxima a um hipermercado, no principal acesso do município. Esta medida gerou diversos problemas aos comerciantes locais.
A decisão, que atende solicitação apresentada pelo 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), reduz em praticamente dois meses o fechamento em caráter experimental das alças da rotatória, e também vai resultar na revisão do projeto de sinalização e implantação dos dispositivos de segurança e de bloqueio da passagem dos veículos com direção a Jundiaí.
“Houve um acordo entre o DER e a prefeitura para que esta decisão fosse revista a fim de beneficiar a comunidade e também os comerciantes. Diante do exposto, a prefeitura se comprometeu em deslocar os agentes de trânsito para o fechamento da rotatória do Rotary somente nos horários de pico, como ocorreu nesta fase inicial, para que efetivamente ninguém seja prejudicado”, afirmou.
A decisão do fechamento ocorreu por meio do Ministério Público, que instaurou um inquérito civil para apurar o número de acidentes no local, que é de responsabilidade do DER por integrar parte da SP-360 (Rod. Luciano Consoline). “Atualmente, existem inúmeros estudos realizados pelos técnicos municipais e estaduais visando melhorar o tráfego local”, completou Edmir Chedid.
Reunião
A decisão de reabrir a rotatória nos horários de pico ocorreu numa audiência entre Edmir Chedid e o diretor do DER, Valdecir Vieira (substituto), que contou ainda com a participação dos vereadores Flávio Monte e Vitório Bando, do secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Erik Carbonari, e de representantes da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita).
Na reunião, Flávio Monte afirmou que a principal preocupação do município com a decisão estava relacionada aos motoristas de passagem, que, segundo o vereador, deixariam de consumir no comércio local. “Isso poderia resultar na demissão direta de 300 a 500 funcionários dos estabelecimentos comerciais, visto que houve uma queda na arrecadação dos comerciantes”, completou.
Vitório Bando disse que 70% do tráfego do local são compostos por veículos de passagem, usuários do sistema viário, em vez de motoristas do município. “Perdemos a principal característica do município, motivo pelo qual decidimos nos reunir com o DER, com o apoio do deputado Edmir Chedid, a fim de encontramos uma solução ao problema observado em nível municipal”, finalizou.
Além da queda no faturamento, comerciantes presentes também se mostraram preocupados com a dificuldade de pedestres realizarem a travessia na rotatória e com os usuários do transporte coletivo, que estão sem informações sobre os trajetos e os pontos de ônibus. Outra preocupação é com a alta velocidade no local, já que o desvio proporcionou aumento na fluidez do tráfego.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845