Edmir Chedid solicita melhorias ao Secretário de Estado da Segurança Pública

Compartilhar


Deputado estadual Edmir Chedid e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio ferreira Pinto, após reunião em São Paulo. 


 


O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) solicitou nesta segunda-feira, 01, melhorias ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, nos serviços prestados pelo Governo do Estado nos municípios do interior. Durante encontro, realizado na sede da Secretaria, ele reiterou o compromisso firmado com a população em relação à melhoria da área da Segurança Pública. Além de apoiar iniciativas que beneficiam a Polícia Militar e a Polícia Civil, solicitou mais investimentos em cursos de aperfeiçoamento, na revisão dos salários e na condição de trabalho dos profissionais.


Em relação à Polícia Militar, Edmir Chedid lembrou o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria que prevê a criação de 53 novas unidades da corporação. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), onde estão a Região Bragantina e o Circuito das Águas, serão criadas sete novas companhias, sendo que uma delas já foi implantada em Bragança Paulista. A 4ª Cia., como foi denominada, passou a ser responsável pelo policiamento da área do 3º Distrito Policial (onde estão os bairros Júlio Mesquita, Águas Claras, Toró, Fraternidade e Matadouro), além de Joanópolis, Piracaia e Vargem.


No fim do ano passado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública entregou 17 viaturas para municípios da Região Bragantina e o Circuito das Águas, em atendimento à solicitação de Edmir Chedid ao Governo do Estado. Na ocasião, foram beneficiados os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Piracaia e Socorro. Com exceção de Atibaia, que recebeu seis veículos, e Bragança Paulista, cinco, os demais receberam uma viatura. “Toda iniciativa que visa melhorar a segurança da população precisa ser apoiada e incentivada”, afirmou.


Para a Polícia Civil, Edmir Chedid tratou sobre a reestruturação de carreiras, que prevê a extinção da 5ª classe, e lembrou que a principal questão em nível regional aparece em relação à designação de profissionais para a Delegacia Seccional de Polícia de Bragança Paulista. Em ofício encaminhado à diretoria do DEINTER II (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo – Regional de Campinas), ele relata a necessidade de, pelo menos, mais cinco delegados para a Região Bragantina, visto que a defasagem é de, pelo menos, 16 profissionais.


Como argumento, destacou a urgência da prestação de serviços essenciais à população, que vão do encaminhamento de intimações à dificuldade enfrentada pela comunidade que precisa se deslocar de um município a outro para realizar Boletim de Ocorrência. “Por diversas vezes, lideranças políticas e comunitárias pediram melhorias nos serviços prestados pela Polícia Civil. Todos foram unânimes em destacar os esforços empregados pelos profissionais. No entanto, com o efetivo reduzido, estes serviços não foram realizados com a urgência necessária”, concluiu.


 


Região Bragantina


Através de ofício, a Prefeitura de Nazaré Paulista pediu o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar. De acordo com o documento, existe uma defasagem no município, que resulta na baixa qualidade dos serviços prestados nesta área à população. O mesmo argumento foi apresentado pelos vereadores Luiz Henrique Bueno e Wanderley de Oliveira (Democratas), de Piracaia, que pediram mais viaturas para a Polícia Civil e aumento do número de policiais militares.


O Conseg (Conselho de Segurança) de Amparo apresentou ofício que solicitava ao Secretário Antonio Ferreira Pinto o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar, igual à reivindicação dos vereadores Pedro Tiago Moreira Toricelli (Democratas), de Pinhalzinho, e Benedito Ignácio Giudice (PSDB), de Joanópolis. Para Pedreira, o prefeito Hamilton Bernardes pediu o andamento das obras dos prédios da Delegacia de Polícia, do Pelotão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Em relação a Serra Negra, o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi (Democratas) solicitou que o número de detidos na Cadeia Pública seja reduzido. Ele explicou que a capacidade máxima é para 24 pessoas, mas, atualmente, o local abriga 66. “Esta superlotação gera insegurança entre os funcionários e preocupação entre os moradores que vivem próximos da Cadeia Pública. Por isso, pedi que o excedente fosse transferido para presídios da Região Metropolitana de Campinas”, completou o prefeito.


 


Solicitações Regionais


Durante a reunião, o deputado estadual Edmir Chedid entregou ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, ofício referente à cessão de prédio da Delegacia de Polícia para abrigar o Paço Municipal de Mira Estrela, além da doação de viatura descaracterizada à Prefeitura de Colina. Para Estiva Gerbi e Orindiuva, os ofícios apresentados pediam o aumento do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil.


Para Sertãozinho, Itararé e Piedade, a principal reivindicação esteve relacionada à criação e instalação de companhias da Polícia Militar, Distritos Policiais e Delegacias. “Os municípios menores sofrem com a falta de profissionais qualificados e, principalmente, com local adequado para receber o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil”, destacou o vice-prefeito de Piedade, Godofredo Werner.


A Prefeitura de Tapiratiba pediu autorização para a municipalização do trânsito, além de doação de viatura para a Polícia Civil. A doação de veículo também esteve na pauta da Prefeitura de São José do Rio Pardo, que solicitou, ainda, nova sede para a Polícia Militar, aumento do efetivo de policiais e escrivães para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), investigadores e equipamentos para promover a informatização dos órgãos de segurança pública municipal.


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?