Deputado Edmir Chedid declarou que todos têm responsabilidade no combate e erradicação da dengue no Estado.
SÃO PAULO – O Ministério da Saúde registrou até o fim do mês passado (28/3) 460,5 mil casos de dengue no Brasil, número que representa 220 notificações/hora, mais da metade somente no Estado de São Paulo (com 257.809 ou 55% do número total). O Estado ainda responde por três de cada quatro mortes ocorridas no País, o que deve merecer atenção especial do governo de acordo com o 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).
O parlamentar declarou que, apesar de a divulgação oficial, o Estado trabalha com número menor de casos de dengue. “Pelo Ministério, São Paulo registra ainda o maior número de ocorrências da doença no recorte regional, considerando os 304.2 mil casos do sudeste. O Estado, com 585,5 casos por 100 mil habitantes, superou o indicador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para epidemia, que é de 300 casos por 100 mil habitantes”, complementou.
Edmir Chedid comentou que o momento não deve ser de discussão sobre números, mas de trabalho intensivo entre União, Estado e municípios. O parlamentar explicou que a secretaria de Estado da Saúde “está em permanente contato com a prefeitura de São Paulo e as demais administrações públicas municipais do interior e litoral”. “O Poder Executivo oferece, além do que a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) já possui, mais 500 agentes para o combate, 50 veículos, 30 médicos, além do Instituto Adolfo Lutz”, disse.
No início da semana, a secretaria de Estado da Saúde confirmou que foram registrados, até o fim de março, 158.3 mil casos autóctones em São Paulo. O número até 10 de abril sobe para 159.328. Os indicadores diferem dos divulgados pelo Ministério, pois levam em consideração os casos confirmados e não as notificações. Campinas aparece como o município com o maior número de casos confirmados, com 20.380 casos. A capital vem em terceiro, com 9.809.
“Importante destacar que a secretaria de Estado da Saúde negou que exista uma epidemia generalizada. Afinal, dos 645 municípios paulistas, 410 não apresentaram quadro de epidemia. Além disso, e ainda com base nas informações oficiais do governo do Estado, dois terços dos casos foram registrados em 30 municípios”, concluiu Edmir Chedid.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845