Deputado Edmir Chedid e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, após participação no congresso.
SERRA NEGRA – O aumento do repasse de recursos financeiros aos hospitais públicos e às Santas Casas de Misericórdia foi o principal tema do pronunciamento feito pelo 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), aos gestores públicos que participaram do 59º Congresso Estadual de Municípios, em Serra Negra (Região Administrativa de Campinas).
No evento, que é promovido anualmente pela Associação Paulista de Municípios (APM), o parlamentar destacou a importância do apoio efetivo da União e ainda do governo do Estado à manutenção das atividades desenvolvidas pelas unidades públicas de saúde, bem como da ampliação dos recursos financeiros aos programas existentes em nível estadual, como o Pró-Santas Casas.
“O recurso destinado pela União ainda é pequeno diante da realidade da maioria dos hospitais públicos e das Santas Casas de Misericórdia. Por isso, temos atuado em parceria com os deputados federais, como Herculano Passos e Luiz Lauro Filho, para que o valor deste repasse seja imediatamente ampliado a fim de conseguirmos manter os serviços prestados à comunidade”, comentou.
O parlamentar também demonstrou preocupação com os valores destinados às unidades públicas de saúde pelo Poder Executivo que, segundo Edmir Chedid, encontra dificuldades orçamentárias em decorrência da morosidade da União no repasse de verba aos Estados. “São Paulo, diante de todos os problemas, tem sido referência em programas projetos à Saúde”, complementou.
Em seu pronunciamento, o parlamentar lembrou que apenas 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional são responsáveis por atender 85% da população brasileira. “Fica quase impossível falar sobre ações públicas à melhoria do setor de Saúde quando tudo parece estar sobre a responsabilidade dos Estados e, principalmente, municípios. É preciso mudar esta situação”, criticou.
Assuntos Relacionados
“Parlamentar participa do Congresso Estadual dos Municípios”
“Inflação e retração do PIB preocupam municípios, diz parlamentar”
Temas
O Congresso reúne a classe política do Estado e do país com o intuito de discutir os temas que afetam os municípios. Neste ano, foram abordados assuntos ligados ao municipalismo, como Assistência, Desenvolvimento Social, Educação, Habitação, Saneamento, Saúde e Trabalho. Os temas propiciam discussões que contribuem para maior aprimoramento do gestor público municipal.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845