Geraldo Alckmin e Patrícia Iglecias (dir.) durante plantio de mudas em sítio às margens do Rio Cachoeira em Piracaia.
PIRACAIA – O governador Geraldo Alckmin e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, participaram nesta sexta-feira, 20/3, do plantio de mudas de espécies nativas em uma área de mata ciliar degradada, às margens do Rio Cachoeira, no sítio Beira-Rio, em Piracaia, marcando o lançamento do módulo Piracaia 1 do Programa Nascentes. A iniciativa contou com o apoio do deputado Edmir Chedid (DEM).
A medida tem por objetivo recompor a biodiversidade e os corpos dágua e promover a restauração ambiental nas bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira, como a Represa da Cachoeira, um dos quatro grandes reservatórios do Cantareira, a partir do plantio de mudas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas localizadas em áreas de, no mínimo, dez hectares. A primeira fase abrange seis propriedades rurais próximas à Represa Cachoeira.
“A meta é restaurar 4.464 mil hectares de matas ciliares e proteger 784 mil quilômetros de cursos dágua por meio do direcionamento de investimentos públicos e privados às bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí”, disse Alckmin.
Cerca de 6,3 milhões mudas serão plantadas inicialmente. Os recursos para custeio do Piracaia I são provenientes de pagamento de passivo ambiental, da ordem de R$ 35 mil por hectare.
A secretária Patrícia Iglecias destacou que o projeto envolve os aspectos ambiental, social e econômico. “A produção de mudas conta com o trabalho de reeducandos de cinco penitenciárias em regime semiaberto; esse é um momento histórico, que deve abranger todo Estado, na recomposição da biodiversidade e da água”, comentou.
Os assessores Adriano Caetano, Amauri Sodré, Lauro de Lima e Nelson Koki, que representam o deputado Edmir Chedid em municípios da Região Bragantina, prestigiaram o evento que também contou com a presença de secretários de Estados, prefeitos, vereadores, ambientalistas e representantes de organizações não governamentais (Ongs), como a The Nature Conservancy (TNC), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, Cooperativa Ambiência e Associação Piracaia Orgânica.
Crédito
Durante o evento, o governador assinou dois decretos. Um deles objetiva a destinação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), para a viabilização de sistemas de captação da água de chuva e de reuso da água em equipamentos públicos, por meio de convênios com prefeituras. O outro refere-se à utilização de recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) à recuperação ambiental e renovação de equipamentos utilizados na agricultura.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram e Twitter.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11. 4033 2892 | 11. 4033 6845