A Prefeitura de Morungaba inaugurou, nesta terça-feira, 24, as obras do projeto de revitalização da Avenida José Frare. A inauguração foi marcada por festa, queima de fogos e pela presença do prefeito Luvaldo Flaibam e do Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM-SP), além de autoridades civis e militares. A Avenida José Frare é considerada a mais importante do município, por oferecer acesso a importantes espaços como o Ginásio de Esportes Luís Seraphim, o Fundo Social de Solidariedade, a Casa de Brinquedos e o Paço Municipal Lúcio Roque Flaibam.
Por suas características, a Avenida José Frare relembra as origens de Morungaba, mantendo viva a história da extração das pedras que caracterizou a economia no passado e que, ainda hoje, mantém essa prática em proporções menores. “Sua estrutura apresenta pavimento em paralelepípedos e muretas feitas de pedra. Esta característica marca praticamente toda a extensão da avenida e contrasta com os canteiros central e lateral, formando um conjunto bastante harmonioso”, explicou o prefeito Luvaldo Flaibam.
De acordo com o projeto de revitalização, todos os jardins foram reformados e as árvores podadas. A prefeitura construiu uma escada de acesso e reformou as outras já existentes no local. Para a segurança dos moradores, também foram instaladas quatro lombadas em toda a extensão da Avenida José Frare. Para o conforto dos pedestres, foram construídas calçadas, muretas de esteio e 20 novos pontos de iluminação. “Com estas obras, temos certeza que a Avenida José Frare se transformou num verdadeiro cartão postal para a estância de Morungaba”, finalizou Flaibam.
A revitalização da Avenida José Frare foi resultado de um convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, responsável pelo repasse de R$ 250 mil. A emenda ao Orçamento do Estado foi objeto de representação do Deputado Estadual Edmir Chedid. “A administração pública municipal buscava recursos para a revitalização desta importante avenida. Por isso, apresentei esta solicitação ao governador José Serra que, prontamente, nos atendeu com a liberação do dinheiro”, explicou Edmir Chedid.