Deputado Edmir Chedid afirma que é importante ficar longe dás águas da enxurrada para se evitar a doença.
SÃO PAULO – A leptospirose, caracterizada por febre, icterícia e dores musculares, está entre as doenças que mais se proliferam durante as chuvas. Para evitar a contaminação, o 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), reiterou à comunidade o alerta do Estado sobre as medidas de proteção contra a doença em dias de chuvas mais intensas com risco de enchentes.
“Normalmente, o contágio da doença acontece por meio da água e da lama das enchentes ou ainda de córregos, esgotos, fossas e até mesmo de lagos e represas contaminados pela urina de roedores urbanos infectados, como ratos de telhado e ratazanas. Somente no ano passado foram confirmados 729 casos de leptospirose no Estado de São Paulo”, complementou o parlamentar.
Os primeiros sintomas são febre aguda, dores de cabeça e corpo, especialmente nas panturrilhas (batata da perna), além de olhos amarelados e urina escura. “Quando o diagnóstico e o início do tratamento não são feitos rapidamente, a doença traz outras complicações como icterícia (pele amarelada) e hemorragias no intestino, nos pulmões, no estômago e nas mucosas”, disse.
Entre os principais cuidados para se evitar a doença, Edmir Chedid destacou a importância de se evitar as poças de água e enxurradas, além de jamais permitir que as crianças brinquem em poças e canaletas de escoamento da água. “Alimentos e medicações que estão em ambientes de inundação devem ser descartados, mesmo que a embalagem não tenha sido violada”, finalizou.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram e Twitter.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845