Parlamentar solicita fiscalização ambiental no Vale do Ribeira

Compartilhar

Município de Iporanga é a porta de entrada para quem visita o Parque Estadual do Petar no Vale do Ribeira.

SÃO PAULO – A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) deverá intensificar o monitoramento do nível de contaminação de água e solo no Vale do Ribeira, na divisa dos Estados de São Paulo e do Paraná. A medida atende solicitação encaminhada em julho do ano passado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente pelo deputado Edmir Chedid (DEM).

A iniciativa tem por objetivo reforçar ações de fiscalização e controle da contaminação por chumbo e outros metais pesados. “E exigir a recuperação das áreas degradadas e responsabilizar as mineradoras por danos ambientais”, destacou o parlamentar.

A exploração comercial de minerais na região ocorreu até os anos 1990, quando houve paralisação das atividades. Contudo, materiais tóxicos foram mantidos na região pelas empresas de mineração, constituindo risco ambiental ao solo, águas superficiais e subterrâneas. “Quem não cumprir as medidas exigidas está sendo autuado, com penalidade de multa”, informou a Cetesb.

Análises realizadas de 2008 a 2013 apontaram tendência de aumento  dos teores de chumbo nos rios Betary e Ribeira, que cortam municípios da região.

“O Vale do Ribeira, berço do Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar), representa importante área de preservação no Estado. Seus parques e reservas naturais de Mata Atlântica, muito procurados por pesquisadores e adeptos do turismo de aventura, guardam milhares de espécies de fauna e flora. Além disso, é preciso evitar riscos de contaminação à população local”, concluiu Edmir Chedid.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +Instagram e Twitter.

 

Marlon Maciel | MTB 33.154 SP 
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11. 4033 2892 | 11. 4033 6845

Rolar para cima
Precisa de ajuda?