Parlamentar afirmou que a situação resultou no cancelamento do carnaval e colocou em risco as festas de municípios do entorno.
SÃO PAULO – O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) irá auxiliar as atividades desenvolvidas pela prefeitura de Itapira (Região Administrativa de Campinas) com o intuito de identificar criadouros e eliminar o mosquito Aedes aegypti que provocou uma epidemia de dengue no município. Em janeiro, 220 casos da doença foram registrados oficialmente, apesar de o número ser considerado maior pela sociedade civil organizada e entidades privadas de saúde.
A iniciativa atende reivindicação apresentada nesta quinta-feira, 5/2, ao Poder Executivo Estadual pelo 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), que se demonstrou preocupado com o possível avanço desta doença também aos municípios do entorno, como Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia e Serra Negra, que costumam receber um grande número de turistas nesta época do ano devido às festividades programadas para o carnaval.
“A dengue já resultou no cancelamento do carnaval em Itapira. Não haverá desfile de escolas de samba ou blocos carnavalescos, bem como as festas para a escolha da Rainha do Carnaval e da corte do Rei Momo, eventos que no ano passado reuniram mais de 10 mil pessoas no município. Estamos em estado de emergência e preocupados com o avanço desta doença para a região. Não podemos aceitar o avanço da doença ou mortes provocadas pela dengue”, disse.
O parlamentar explicou que o agrupamento de foliões pode colaborar para o aumento do número de casos de dengue em Itapira. Segundo ele, o Pq. Juca Mulato, onde o carnaval era tradicionalmente realizado, está justamente no entorno dos bairros onde existe maior incidência da doença. “O município está em estado de emergência, uma situação necessária, mas que acaba refletindo negativamente em todos os demais que estão próximos a Itapira”, completou.
O número de casos confirmados corresponde a 39% das 564 notificações registradas em todo o ano de 2014 em Itapira. Não há, segundo a administração pública municipal, registro de morte pela doença. “Estamos atuando junto à CVE para que todos os esforços sejam devidamente empregados no município. O assunto também tem merecido atenção da Secretaria de Estado da Saúde e dos parlamentares aqui na Assembleia Legislativa”, afirmou Edmir Chedid.
Comunidade
O deputado Edmir Chedid também pediu apoio da comunidade na identificação de criadouros e eliminação do mosquito transmissor da dengue. Há, segundo o parlamentar, descuido por parte da população que acumula objetos que retém água limpa, ideal para o Aedes aegypti. “Esta é uma responsabilidade de todos, um compromisso com a saúde pública que merece atenção e cuidados especiais para preservar a vida de nossa comunidade”, finalizou Edmir Chedid.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram e Twitter.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845