Sabesp afirma que poderá ampliar atividades da ETA Salto em Serra Negra

Compartilhar

ETA Salto de Serra Negra que poderá aumentar a vazão de água de 50 litros/segundo para 100 litros/segunda.
 

SÃO PAULO – A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou nesta quarta-feira, 7/8, a intenção de expandir a vazão de água de um das estações de tratamento (ETA Salto) de Serra Negra de 50 litros/segundo para 100 litros/segundo. Este aumento na vazão de água tratada à comunidade atende solicitação do deputado Edmir Chedid (DEM).

De acordo com o parlamentar, as atuais instalações da Sabesp no município possuem infraestrutura física adequada para atender a vazão de 100 litros/segundo de água. “Há uma declaração da Sabesp sobre o interesse e disponibilidade de recursos financeiros para investimento nas obras de ampliação, que deverão contemplar a duplicação da Estação de Tratamento de Água (ETA Salto), além dos equipamentos de bombeamento”, disse o parlamentar.

O sistema de produção da ETA Salto foi construído um ano atrás com capacidade inicial de 50 litros/segundo. À época, o valor estimado do investimento do governo do Estado foi de R$ 7,1 milhões, considerado fundamental para as atividades de captação e construção da estação de tratamento, além das três estações elevatórias e da implantação dos 12,8 mil metros de adutoras.

“Atualmente, o abastecimento de Serra Negra é realizado por intermédio de dois sistemas de produção de água que estão localizados em lados completamente opostos no município, sendo o do Jovino e o de Salto; cada um deles é composto por captação superficial e respectiva estação de tratamento, que garantem o abastecimento à comunidade de acordo com informações da própria Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo”, completou.

Em dezembro, a área urbana tinha 11.789 pontos atendidos pelo sistema de abastecimento de água, com demanda média diária de 64 litros/segundo ao longo de 2013. “Os mananciais aproveitados nos sistemas de produção são o Ribeirão do Prata, que forma a represa Jovino Silveira, e o Ribeirão do Salto que, em conjunto, apresentam vazão mínima de 210 litros/segundos”, disse.

Edmir Chedid afirmou que esta vazão de água é superior à demanda decorrente das características turísticas de ocupação do município, particularmente nos períodos de feriados prolongados onde a demanda máxima atinge cerca de 100 litros/segundo. “O sistema de reserva de água tratada opera com capacidade de 3,8 milhões/litros de água, com fola avaliada em 900 mil/litros.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +Instagram e Twitter.

Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845

Rolar para cima
Precisa de ajuda?