Copom registra aumento de 155% nos atendimentos feitos pela PM em Bragança Paulista

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No início deste mês, o deputado Edmir Chedid solicitou ao secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informações sobre as alterações no município.



SÃO PAULO – A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou ao deputado Edmir (DEM) que o governo está investindo em sistemas de inteligência, além da qualificação dos profissionais da PM. Também garantiu que o número de atendimento realizado pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Campinas, cresceu se comparado ao serviço efetuado pela Central de Atendimento e Despacho (CAD) da PM, em Bragança Paulista.

No início do mês, o parlamentar havia solicitado ao secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o retorno da CAD a Bragança Paulista. O pedido também constava de requerimento apresentado pelos vereadores Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), Jorge Luís Martin (Jorge do Proerd), Natanael Ananias e Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, que integram a Comissão Especial da Segurança Pública instaurada pela Câmara Municipal.

“Entre as principais estratégias adotas pelo governo está a regionalização do Copom. Com isso, todas as chamadas para o 190, antes atendidas pela CAD de Bragança Paulista, passaram para o Copom de Campinas. Alguns vereadores afirmaram que esta transferência teria prejudicado o atendimento à comunidade conforme relato que apresentamos ao secretário Fernando Grella Vieira durante reunião na capital”, complementou o deputado Edmir Chedid.

Segundo a Secretaria, a transferência do atendimento possibilita que as chamadas ao 190 sejam gravadas, o que proporciona maior transparência e segurança ao cidadão. Além disso, o sistema utilizado pelo Copom inibe a captação da frequência de rádio da Polícia Militar por terceiros. “A qualidade do atual atendimento prestado pode ser verificada por um aumento de solicitações na ordem de 155% em relação ao período anterior à regionalização”, garante.

No período entre 21/11/2012 a 21/04/2013, anterior à regionalização, foram realizados 2.680 atendimentos pela CAD de Bragança Paulista. Depois, entre 21/11/2013 a 21/04/2014, posterior à alteração proposta a partir da regionalização do Copom, os atendimentos executados somam 6.837 talões de ocorrências da Polícia Militar. “O Copom realiza em média 8,5 mil atendimentos telefônicos/dia, mais de 500 ligações só de Bragança Paulista”, disse a Secretaria.


Transferência de Policiais
A desativação da CAD de Bragança Paulista resultou na transferência de oito policiais militares a Campinas. A medida, segundo a Secretaria, se deve à demanda por efetivo para a formação de equipes de serviço advindas do atual sistema desenvolvido pelo governo do Estado. “Não houve prejuízos ao policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar de Bragança Paulista de origem desses policiais, que continuam executando a mesma atividade”, completou.

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou que os serviços regionalizados pelo Copom de Campinas, que incluem as demandas de Bragança Paulista, têm sido positivos e vantajosos. Todos estarão, no entanto, atentos aos atendimentos prestados à comunidade em relação às solicitações do município. Afinal, não podemos aceitar que as alterações determinadas pelo governo do Estado resultem em prejuízos ao cidadão”, concluiu Edmir Chedid.

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Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
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