Estação de Tratamento de Estos de Socorro inicia operações em fase experimental

Compartilhar

Reprodução / Prefeitura de Socorro

Estação de Tratamento de Esto de Socorro, implantada por meio de ações do deputado Edmir Chedid, iniciou as operações neste mês.


SOCORRO – Considerada uma das mais modernas e completas em nível regional, a Estação de Tratamento de Esto (ETE) de Socorro iniciou neste mês suas operações em fase experimental com o intuito de promover melhorias ao setor de saneamento básico do município. O benefício, implantado por meio das ações do deputado Edmir Chedid (DEM), recebeu R$ 4 milhões em investimentos para a conclusão da primeira fase de implantação.

A Estação de Tratamento de Esto terá capacidade inicial de 468 mil litros/hora, além de contar em sua totalidade com 11 estações elevatórias, troncos coletores e linhas de recalque. De acordo com o parlamentar, a primeira fase contou com a construção de três linhas elevatórias consideradas fundamentais para se retirar o esto sanitário da região central do município. “Esta, aliás, era uma antiga reivindicação da comunidade”, complementou.

Edmir Chedid explicou que a segunda fase das obras, que integra a construção da ETE Socorro, receberá R$ 22,4 milhões. “Inicialmente será construída uma laa de decantação para atender a população até 2020. Depois, outras laas serão acrescentadas para atender as exigências ambientais de lançamentos de efluentes por mais 50 anos. Dos 36 mil habitantes (IBGE) do município, 28 mil serão atendidos por este serviço”, disse o parlamentar.

As estações elevatórias farão o bombeamento da rede de esto na subida de morros e na travessia das pontes. O tronco coletor irá margear o Rio do Peixe, seguindo por trás da Feira de Malhas, do Parque A. F. Barbosa, do Bairro do Saltinho e da Estrada Vicinal dos Farias até chegar às instalações da Estação de Tratamento de Esto. “O benefício não será somente de Socorro, mas de praticamente todos os municípios do Circuito das Águas”, afirmou.

Em asto do ano passado o parlamentar visitou as instalações da ETE Socorro acompanhado pelo prefeito e vice-prefeito de Socorro, André Bozola e Edelson Cabral Teves, sucessivamente, pelo presidente da Câmara Municipal, João Pinhoni, e pelos vereadores Lauro A. de Toledo (Lauro Poca), Luís Benedito Alves de Oliveira (Dito Sartu) e Maria Bernadete M. R. de Paula, além de Luiz Felipe V. Ferreira, do Consórcio Saneamento Metropolitano.

Imagem


Zona Rural
A zona rural, devido a sua grande expansão territorial, não estará contemplada pelas atividades da Estação de Tratamento de Esto. Apesar de a Sabesp estar desobrigada de atender esta região, a companhia tem o compromisso de oferecer à comunidade uma solução técnica para a área, seja por meio de fossas filtros ou pequenas estações de tratamento locais.

Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.



Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845
   

Rolar para cima
Precisa de ajuda?