Deputado Edmir Chedid explicou que a Unidade Móvel do programa poderá auxiliar as atividades já desempenhadas pela Diretoria Municipal de Saúde.
SÃO PAULO – A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira, 27/5, que a reivindicação do 2º Secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), para a inclusão de Piedade (Região Metropolitana de Sorocaba) no cronograma da unidade móvel do Programa Mulheres de Peito será analisada pela Coordenadoria de Planejamento em Saúde.
O programa foi instituído com a finalidade de rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença. Em 2014, esta iniciativa irá atende mulheres que nasceram em anos pares, nos meses em que fazem aniversário. Para o próximo ano, os exames serão realizados em mulheres que nasceram em anos ímpares, sem que haja pedido médico, com idade entre 50 anos e 69 anos de idade.
“O programa tem sido referência em todo país no rastreamento e na prevenção do câncer de mama. Por isso, também demonstramos para a Secretaria de Estado da Saúde a importância deste benefício para as mulheres de Piedade conforme uma série de reivindicações que recebi de lideranças políticas e comunitárias do município”, completou o deputado Edmir Chedid.
Imagens
O parlamentar explicou que o programa tem entre seus principais objetivos não somente suprir a demanda reprimida, mas diminuir o tempo de espera para a realização de mamografia. “Com essa atividade, a Secretaria deseja aumentar a cobertura do exame entre as mulheres, estimular o rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento”, disse.
Atualmente, o Estado apresenta a melhor cobertura de rastreamento de câncer de mama do país. Posiciona-se, no entanto, abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde de cobertura de, no mínimo, 70% das mulheres na faixa etária de 50 anos e 69 anos de idade. O território estadual possui mamógrafos em quantidade suficientes para atendimento destas mulheres.
Edmir Chedid declarou em seu argumento que este programa de rastreamento ativo da doença no Estado, também considerado inédito em nível nacional, poderá auxiliar as atividades já desempenhadas pela Diretoria Municipal de Saúde. “Apesar de integrar a recém-instituída Região Metropolitana de Sorocaba, demonstramos para a Secretaria a importância desta unidade móvel para atendimento da comunidade de Piedade”, finalizou o parlamentar.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845