Presidente da Sabesp, Dilma Pena, prefeito de Joanópolis, Adauto Oliveira, Geraldo Alckmin e Edmir Chedid (dir.) nesta quinta-feira, 15/5, em Joanópolis.
JOANÓPOLIS – O Governador Geraldo Alckmin e o deputado Edmir Chedid (DEM) participaram nesta quinta-feira, 15/5, da cerimônia que oficializou o início da operação de bombeamento da Reserva Estratégica de Água para o Sistema Cantareira, a partir da represa Jaguari-Jacareí, em Joanópolis. Com isso, o nível do Sistema Cantareira ganhará mais 182,5 bilhões de litros de água, aumentando o nível para 18,5%.
A captação é parte dos esforços do governo do Estado, em conjunto com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para reduzir os impactos no abastecimento provocados pela escassez de água. “Esta água não era utilizada porque estava abaixo do sistema de bombeamento e captação. É uma água testada e aprovada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambienta (Cetesb), igual às demais águas”, afirmou o Governador.
O projeto conta ainda com uma segunda etapa de equipamentos em fase de instalação na represa Atibainha.
Joanópolis também foi contemplado com a entrega de dois ônibus escolares, por meio da Secretaria de Estado da Educação. A medida atende solicitação de Edmir Chedid.
Na sexta-feira, 2/5, Alckmin anunciou em Pedreira a lista dos 11 municípios contemplados com a ampliação do programa de estímulo ao consumo racional de água. A partir desse mês, a iniciativa, que atende solicitação de Edmir Chedid, garante desconto de 50% na conta para consumidores que apresentarem 20% de redução no consumo mensal. Bragança Paulista, Vargem, Piracaia, Joanópolis, Hortolândia, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista são alguns dos beneficiados.
Com investimento de R$ 80 milhões, a obra é formada por 17 bombas flutuantes, que irão retirar o volume de água abaixo da comporta de captação das represas e encaminhá-lo aos túneis, seguindo o trajeto normal até a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte da capital. “Estamos trabalhando 24 horas com todo o empenho em engenharia técnica para garantir o abastecimento da população”, completou Alckmin.
Caso o volume de chuvas em São Paulo volte à normalidade, o uso da reserva técnica deverá ser suspenso, com retorno ao modelo de captação anterior. “Dos 400 milhões de m³ da reserva técnica, 182,5 milhões começaram a ser bombeados nesta quinta-feira”, disse o Governador. Esse recurso será utilizado para abastecer a população da Região Metropolitana de São Paulo até março de 2015. “Um estudo mostra que nós conseguiremos passar o período da estiagem”, completou Alckmin.
SP-063
Por volta das 13h, Governador e parlamentar seguiram para Bragança Pta. onde houve a inauguração do prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) “Jornalista Omair Fagundes de Oliveira”, e a entrega de um pacote de obras, serviços e investimentos, que atendem solicitação de Edmir Chedid, beneficiando municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas. No caminho, eles passaram pela SP-063 (Rod. Pe. Aldo Bolini), entre Bragança e Piracaia, para conferir as obras que também foram entregues nesta quinta-feira pelo governo do Estado.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845