Reprodução / Alesp
Medida proposta pelo deputado Edmir Chedid beneficia municípios do entorno do Sistema Cantareira, que atualmente está com volume baixo de água.
SÃO PAULO – A ampliação do programa de desconto para os consumidores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que comprovarem a redução do consumo de água também poderá ser estendida aos municípios que integram a Região Bragantina e o Circuito das Águas (Região Administrativa de Campinas) segundo proposta apresentada nesta quarta-feira, 30/4, pelo 2º Secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM).
O parlamentar explicou que os municípios próximos à represa do Sistema Cantareira, considerado o maior sob a administração da Sabesp, também registram sérios problemas em decorrência da escassez de água. Interrupções no abastecimento, segundo o deputado Edmir Chedid, tornaram-se rotina em Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem, que integram a Unidade de Negócios da Diretoria Metropolitana da Sabesp.
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“O governo do Estado concedeu desconto de 30% para os consumidores que reduzirem o consumo de água em ao menos 20% na Grande São Paulo. Os consumidores do interior, no entanto, ainda não tiveram a oportunidade de usufruir deste bônus, que deverá chegar ainda, de acordo com a proposta apresentada ao Estado, aos municípios de Pedra Bela e Socorro, que também registraram dificuldades no abastecimento de água nestes últimos dias”, afirmou.
Na primeira fase, o programa de desconto benefício 11 municípios. Em seguida, no fim de fevereiro, a medida foi estendida para mais 31 municípios, beneficiando diretamente 17 milhões de clientes atendidos pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo. “No início, a medida estava restrita aos 8,8 milhões de consumidores que recebiam água do Sistema Cantareira. A situação é grave, mas precisamos defender os interesses do interior”, complementou.
A proposta apresentada pelo parlamentar traz dados fornecidos pela própria Sabesp em relação à economia obtida a partir do desconto concedido aos consumidores. De acordo com a Companhia, 37% dos consumidores economizaram pelo menos 20% de água e conseguiram o bônus desde o lançamento do plano, no início de fevereiro. Outros 39% reduziram o consumo, mas não atingiram a meta, e 24% aumentaram os gastos com o consumo de água no período.
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Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
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