Luis Mello, assessor da Secretaria da Saúde, Edmir Chedid, Renato Frangini e Wilson Pollara durante visita ao HUSF em Bragança Pta. Ao fundo, Amauri Sodré.
BRAGANÇA PTA. – O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Wilson Pollara, criticou o modelo que prega a municipalização da Saúde, como alternativa para superar os desafios do setor, durante visita às instalações do Hospital Universitário São Francisco (HUSF) na sexta-feira, 4/4, em Bragança Paulista. “A municipalização da Saúde é muito cruel porque prefeitura alguma tem condições para cuidar dessa área”, afirmou.
A visita do secretário foi acompanhada por 30 pessoas, entre profissionais da saúde e autoridades. Além dos diretores do hospital, Frei Bento e Frei Francisco, a visita também contou com a presença do deputado Edmir Chedid (DEM), do deputado federal Protógenes Queiroz, da diretora da Direção Regional de Saúde 7 Campinas (DRS7), Márcia Beviláqua, do diretor técnico do HUSF, Pedro Izzo, e do médico e ex-prefeito Renato Frangini. O prefeito Aldo Moysés, de Vargem, a vereadora Gislene Bueno, de Bragança Paulista, o ex-vice-prefeito Amauri Sodré e o assessor Adriano Caetano também participaram do encontro.
Em seu pronunciamento, Pollara disse ainda que o sistema estabelecido pela secretaria tem por finalidade fazer com que hospitais de menor porte tenham acesso aos grandes hospitais. “Essa é a nossa filosofia. Estamos criando uma rede de trabalho. Vamos pegar um hospital por região, para onde serão destinados investimentos, e ali vamos pôr tudo o que esse hospital precisar. Temos que atender de forma complexa os casos complexos e de forma simples os casos simples. É a gestão de quem faz o quê”, comentou.
O secretário também destacou a aprovação na Assembleia Legislativa do aumento salarial para médicos. “Ara, vocês não têm do que reclamar”, brincou.
Imagem
Edmir Chedid, por sua vez, lembrou da crise financeira, há 2,5 anos, que quase levou o HUSF a fechar as portas “por não suportar os custos” e ressaltou o apoio financeiro obtido junto ao governo do Estado. “Havia um problema de gestão que foi superado com a chegada de Frei Bento e Frei Francisco ao HUSF. E, em 2012, o governo do Estado repassou R$ 12 milhões ao hospital para custeio. E ara, por meio da Secretaria da Saúde, mais 12 leitos foram liberados ao Hospital Universitário”, disse o parlamentar.
Frei Francisco agradeceu o apoio ao HUSF e destacou que o hospital integra o Programa Recomeço, uma rede de atendimento a dependentes químicos que reúne 720 leitos em todo Estado. “Muito obrigado a todos pelo apoio ao HUSF e aos seus profissionais”, afirmou. Já o deputado federal Protógenes Queiróz enalteceu a atuação de Wilson Pollara. “Uma figura humana que se destaca não só pelo conhecimento, mas pela simplicidade no trato das questões em saúde”.
O prefeito Aldo Moysés também aproveitou para destacar investimentos do município ao setor. “Vargem destina para a Saúde 30% do seu orçamento. Enquanto alguns caminham na contramão, fechando hospitais, nós estamos construindo postos de saúde. Por isso, conte conosco para fazer essa mudança no Estado”, disse.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2845 | 11.4033 6845
