Rodri Garcia, Edmir Chedid e o diretor de Obras do Centro Paula Souza, Rubens ldman, durante vistoria à Fatec de Bragança no dia 21 de março desse ano.
BRAGANÇA PTA. – A implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Bragança Paulista representa o resultado de quase 15 anos de muito trabalho e articulação política entre deputado Edmir Chedid (DEM), Assembleia Legislativa (Alesp) e governo do Estado. A história, sobretudo, mostra exatamente como ocorreu a evolução do processo para a construção da primeira faculdade gratuita de tecnologia do município.
Ao contrário do que tem sido divulgado, a viabilização da Fatec demandou tempo e empenho de autoridades políticas. “Não se trata de uma conquista obtida da noite para o dia. Não existe mágica que dê certo, foi preciso muito trabalho”, ressaltou o deputado Edmir Chedid, um dos principais articuladores pró-Fatec.
O assunto foi defendido inicialmente, em 2000, pelo deputado Nabi Chedid, autor do Projeto de Lei (PL 296/00) que pedia a instalação de uma unidade em Bragança. No ano seguinte, o também deputado Edmir Chedid, então relator da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), solicitou a aprovação do projeto para que o município conquistasse a Fatec. Feito isso, em março de 2003, a Assembleia aprovou o PL 296, mas a proposta acabou vetada pelo Poder Executivo em abril do mesmo ano.
Posteriormente, em 2006, Edmir Chedid reacendeu a discussão na Alesp ao apresentar, no dia 10 de junho, a Indicação nº 1444/06 que solicita a implantação da Faculdade de Tecnologia em Bragança.
Relator da CFO, o parlamentar defendeu ainda em 2006, em seu parecer à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a destinação de 1% do total arrecadado com ICMS no Estado de São Paulo paras as Fatecs e Etecs. O documento foi assinado em 30 de asto daquele ano.
O anúncio da criação da Fatec de Bragança, no entanto, ocorreu no ano de 2007, durante o governo José Serra, abrindo caminho para a assinatura, entre o Estado e a prefeitura, no então governo Jan, de convênio para concessão do local que abrigaria a unidade de ensino profissionalizante. Mas o espaço foi considerado insatisfatório, o que gerou uma série de declarações por parte de Edmir Chedid que discordava das instalações oferecidas pela prefeitura de Bragança para abrigar a Fatec. “Funcionava em um prédio improvisado que abrigava a EMEF Haidée Marçal, no bairro Henedina Cortez. Após sua instalação, nenhum investimento foi realizado para que a faculdade pudesse receber mais cursos e, consequentemente, alunos”, disse à época o parlamentar.
Em asto do mesmo ano, Edmir Chedid se reúne com o então secretário de Estado do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e solicita a construção de um prédio amplo e adequado e, em 2009, o parlamentar foi autor da Lei 13889/09 denominando a Fatec “Jornalista Omair Fagundes de Oliveira”.
Em maio de 2010, o democrata volta a reiterar pedido ao Estado para a construção da Fatec no município. Enquanto aguardava uma confirmação do Executivo, no mês de outubro, ele apresenta proposta de emenda ao orçamento estadual (PL 0954/11) destinando recursos para ampliação do prédio. No mês seguinte, Edmir Chedid propõe a ampliação dos cursos oferecidos na unidade de Bragança.
Até que, em outubro de 2011, o governador Geraldo Alckmin autorizou a liberação de R$ 14 milhões para construção do novo prédio. A obra ficou pronta no final de 2013. Prestes a ser inaugurada, a Fatec foi vistoriada em março desse ano pelo secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodri Garcia, acompanhado do deputado Edmir Chedid, vereadores e lideranças políticas da região. Na ocasião, mais dois cursos foram anunciados: Gestão Comercial, com 40 vagas a partir do segundo semestre desse ano, e Gestão da Produção, programado para 2015. “Trata-se, portanto, de uma longa jornada que exigiu muito trabalho em defesa da Fatec para Bragança, um benefício para a população bragantina que irá tornar o município polo em educação profissionalizante”, enfatizou o parlamentar.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2845 | 11.4033 6845
