Unidades Móveis do Via Rápida Empre oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional

Compartilhar


Deputado Edmir Chedid, autor do requerimento que resultou no benefício aos municípios da região, entre alunas dos cursos de aperfeiçoamento profissional.



SÃO PAULO – O Poder Executivo anunciou, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a criação de 162 mil vagas em cursos de qualificação profissional pelo Via Rápida Empre, além da entrega de 17 unidades móveis deste programa que irão beneficiar neste semestre os municípios de Águas de Lindóia, Bragança Paulista, Piracaia e Socorro conforme reivindicação do 2º Secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).

As unidades móveis do Programa Via Rápida Empre – ou “Carretas do Via Rápida”, como são denominadas pela comunidade – oferecerão cursos gratuitos de confecção industrial, em Bragança Paulista, hospitalidade, em Socorro, e produção alimentícia, em Águas de Lindóia e Piracaia. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira para turmas com até 20 alunos que desejam aprender uma profissão ou simplesmente aperfeiçoar seus conhecimentos.

Imagem

Todas as qualificações do programa serão intensivas, com aulas ministradas por professores de escolas e faculdades de tecnologia (ETECs e FATECs) ou de instituições conveniadas com o governo do Estado, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). “Todos os cursos oferecidos serão gratuitos”, complementou Edmir Chedid.

Em abril, as unidades móveis estarão em Águas de Lindóia e Socorro. No mês subsequente, serão destinadas às atividades educacionais em Bragança Paulista e Piracaia conforme cronograma determinado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. “A intenção é que as Carretas do Via Rápida atendam todos os municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas. Afinal, a demanda por cursos de aperfeiçoamento é bastante grande”, disse.

As unidades móveis, que custaram R$ 31,6 milhões ao governo do Estado, possuem área interna que varia entre 40 m² e 80 m² e são equipadas com salas de aula, aparelhos e laboratórios que simulam práticas profissionais. “Os cursos terão duração de 80h a 100h e serão ministrados em três turnos. Por isso, a expectativa do Poder Executivo Estadual é que a procura pelo benefício seja grande nos quatro municípios da nossa região”, finalizou Edmir Chedid.

Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.



Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419
 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?