Estado sanciona PL que inclui Morungaba à Região Metropolitana de Campinas

Compartilhar


Edmir Chedid entre a vice-prefeita, Cláudia Rossi, e o prefeito José Roberto Zem após cerimônia de assinatura da sansão que inclui Morungaba à RMC.



SÃO PAULO – O Governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quinta-feira, 13/3, o Projeto de Lei que inclui Morungaba à Região Metropolitana de Campinas (RMC) numa cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes – sede do Poder Executivo –, na zona sul da capital, com a participação do 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), do prefeito e da vice-prefeita, José Roberto Zem e Cláudia Rossi, e de vereadores.

Com a inclusão de Morungaba, a RMC passou a contar com 20 municípios e três milhões de habitantes, que juntos representam 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 11,4% do estadual. “A RMC ganha por receber um município com características climáticas e Morungaba por integrar a mais bem-sucedida e desenvolvida região de São Paulo e do país”, disse o Governador, que também agradeceu o empenho do deputado Edmir Chedid.

A inclusão do município foi fundamentada em relatório elaborado a partir de estudos técnicos e jurídicos contratados pelo governo do Estado e desenvolvidos pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) que examinaram as características de Morungaba sob os aspectos do sistema urbano, socioeconômico e ambiental, além de análise minuciosa dos fluxos entre os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas.

“O estudo foi essencial para a inclusão de Morungaba à RMC, pois comprovou que o município mantém fluxo de pessoas e relação de âmbito socioeconômico muito mais intenso com Campinas se comparado com o de outros municípios do interior. Esta atividade ocorreu conforme as regras que estabelecem as diretrizes para a Organização Regional do Estado (Lei Complementar 760/94)”, complementou o deputado Edmir Chedid.

A partir da inclusão à RMC, Morungaba receberá recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (Fundocamp) para a implantação de projetos metropolitanos gerenciados pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), como o Sistema Metropolitano de Videomonitoramento, Re-Virada, Academias ao Ar Livre, Estação de Trabalho para Defesa Civil, além de benefícios na área da Educação e Saúde.

A cerimônia de assinatura da aprovação do Projeto de Lei também foi acompanhada pelo secretário em exercício de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, por vereadores e cerca de 70 pessoas que representaram lideranças comunitárias e religiosas de Morungaba.

Imagem


Comemoração
A sanção do Projeto de Lei que incluiu o município à Região Metropolitana de Campinas foi comemorada com show musical da Banda Fruto Proibido promovido na noite de quinta-feira, 13/2, pela administração pública municipal no Centro de Eventos de Morungaba (CEM). O evento contou com a participação do deputado Edmir Chedid, do prefeito e vice-prefeita, José Roberto Zem e Cláudia Rossi, de vereadores e membros da comunidade local.

Imagem


Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.



Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419
 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?