Ananias nçalves Pereira, Edmir Chedid, Samuel Carriel de Lima e Erisvaldo Bueno de Souza durante apresentação de proposta ao Colégio de Líderes.
SÃO PAULO – Gestores públicos municipais e representantes da sociedade civil de Apiaí (Região Administrativa de Sorocaba) entregaram ao Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) documento que pede a inclusão e a análise de propostas da comunidade ao Conselho Consultivo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Esta apresentação ocorreu em atendimento à reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM).
Segundo o documento, a participação no conselho é restrita aos membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que elabora o Plano de Manejo com a inclusão de mineradoras em zonas de amortecimento do parque, fato que contraria decisão popular. “Não existe participação externa. Por isso, elaboramos o documento que demonstra ao Colégio de Líderes a importância da participação popular”, disse o vice-prefeito de Apiaí, Erisvaldo Bueno de Souza (Café).
O Petar é um dos mais antis parques de São Paulo, criado há 56 anos por meio de Decreto Estadual. O local, que possui área de 35.7 mil hectares, tem por finalidade resguardar e proteger o patrimônio natural do Alto Ribeira, representado pela biodiversidade dos remanescentes de Mata Atlântica, além dos sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos. Abriga ainda uma das províncias espeleológicas mais importantes do país com mais de 300 cavernas.
“Há 15 dias estive em Apiaí para acompanhar a reunião promovida pelos gestores públicos para discutir a elaboração do documento apresentado ao Colégio de Líderes. O mesmo material foi encaminhado à Secretaria, responsável pelo Conselho Consultivo do Petar. A partir desta iniciativa, esperamos que os responsáveis possam analisar as propostas, incluir membros da comunidade e rever o Plano de Manejo proposto há alguns anos”, concluiu Edmir Chedid.
Imagem
Colégio de Líderes
Além do parlamentar e do vice-prefeito, a reunião contou com a participação de Ananias nçalves Pereira e Francisco de Assis Ferrenha Jr., da prefeitura de Apiaí, do vereador Samuel Carriel de Lima (Samuel do PT) e de Zeli doi, da Câmara Municipal, e do representante da sociedade civil, Nelson Milan Elias. O vereador Djalma Sarti, de Barra do Chapéu, representou o município que também será prejudicado com o Plano de Manejo da Secretaria.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419
