Parlamentar destaca em Cel. Macedo a ampliação do financiamento à agricultura orgânica

Compartilhar


Edmir Chedid visitou lavouras de Coronel Macedo (foto), Itaporanga, Taguaí e Taquarituba e falou sobre a finalidade desta iniciativa.


CEL. MACEDO – O deputado Edmir Chedid (DEM) ressaltou em Coronel Macedo (Região Administrativa de Sorocaba) a importância da ampliação do teto de financiamento à agricultura orgânica que passou a R$ 200 mil ao produtor rural, pessoa física ou jurídica, e a R$ 500 mil às cooperativas ou associações. A aprovação desta medida ocorreu no início deste ano por meio do Conselho de Orientação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Para ter acesso ao financiamento, o interessado deverá apresentar ao Estado um plano de manejo orgânico que priorize, ao fim do processo, o selo ou o processo de certificação validado por organismos competentes. “O intuito é viabilizar a transição da produção convencional para a orgânica, além de propor inovações tecnológicas que diminuam o consumo de insumos químicos e incentivar a transformação de alimentos nos próprios locais de produção”, disse.

Edmir Chedid explicou que o prazo para o pagamento continua de até sete anos, com carência de até quatro anos. Os juros aplicados sobre o valor financiado é de 3%. “O projeto, lançado em março do ano passado, é resultado da parceria entre as secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e associações do setor. O Poder Legislativo também acompanhou esse processo por meio de relatórios enviados pelo governo”, complementou.

Por meio desta proposta, o agricultor poderá financiar a certificação da área produtiva, aquisição de equipamentos e insumos destinados à transição agroecológica e à modernização da produção orgânica. Também poderá financiar as instalações e os equipamentos para a produção de fertilizantes e defensivos orgânicos, além do custo das análises laboratoriais (água, fertilizantes etc.) e dos procedimentos para outorga de água e georreferenciamento da propriedade.

Imagem


Atividades do Estado
No fim de janeiro, Edmir Chedid conheceu a agricultura orgânica desenvolvida por produtores de Coronel Macedo, Itaporanga, Taguaí e Taquarituba. Na ocasião, também lembrou que a agricultura orgânica no Estado conta com a produção e comercialização de sementes orgânicas desenvolvidas pela Cati, e a formação de multiplicadores por meio do curso de Produção Orgânica da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica.

Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.



Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419
 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?