Adriano Caetano, o gerente regional da Sabesp, Luiz Paulo Madureira (centro) e Antonio de Oliveira durante entrega da UMA
BRAGANÇA PTA. – Após anos de espera, moradores do Residencial dos Lagos, em Bragança Paulista, passarão a receber água em suas casas. Ontem, 30/10, cerca de 70 pessoas do bairro estiveram reunidas com engenheiros da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para colocar um fim no problema do abastecimento. O assessor parlamentar, Adriano Caetano, também participou do encontro na sede da empresa.
Durante a reunião, os técnicos da Sabesp explicaram como deve ser feita a instalação do equipamento, segundo as normas da empresa. Depois de assinado o termo de compromisso, cada morador recebeu um kit contendo o novo padrão de ligação de água adotado pela estatal. A Unidade de Medição de Água (UMA) é composta por uma caixa metálica ou plástica e um dispositivo de medição de consumo. “Agora vamos deixar todas casas do bairro dentro dos padrões técnicos que a Sabesp precisa para fazer as ligações”, disse o gerente regional da Sabesp, Luiz Paulo Madureira.
Essa era uma antiga reivindicação do bairro. A primeira reunião com os moradores ocorreu em julho de 2012 por intermédio do então vereador Nelson Koki, que buscou apoio junto ao 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM).
Um grupo de moradores também procurou a assessoria do parlamentar para solicitar a regularização da água e de outros serviços indispensáveis, como redes de esgoto e telefonia, e correios. No último dia 28/10 dezenas de pessoas estiveram reunidas no bairro com representantes da assessoria para tratar do assunto que teve um desfecho positivo nesta quarta-feira, 30/10.
O loteamento surgiu nos últimos dez anos, mas sem a infraestrutura necessária. Alguns moradores convivem com a falta de água há 5 anos. É o caso do técnico em segurança do trabalho, Marcelo Moraes Machado. “Fui até a prefeitura dar entrada no pedido no dia 23 de novembro de 2009, e nada aconteceu. Minha filha nasceu e eu não podia esperar. Fui obrigado a emprestar água do vizinho dos fundos, mas até hoje pago o valor integral da conta, o que dá uma média de R$ 120 por mês”, reclamou. “Não fosse a intervenção do deputado Edmir Chedid a situação não seria regularizada. Nós sabemos que essa ajuda partiu dele”, disse.
Representante dos moradores, Antonio de Oliveira Silva, comemorou. “Durante todo esse tempo, os envolvidos não entregaram o loteamento dentro das normas exigidas. Foram anos de luta para conseguir água. Não tenho dúvida que o apoio do deputado Edmir Chedid contribuiu muito para isso. Agora, precisamos solucionar a falta dos correios, telefonia, limpeza do lago e dos lotes”, comentou.
Imagem
Segundo a Sabesp, existem atualmente cerca de 30 empreendimentos imobiliários em Bragança, já construídos ou em fase de obras.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2845 | 11.4033 6845
