Bruno Covas e Edmir Chedid (centro) durante reunião com lideranças políticas dos municípios da Região Bragantina
SÃO PAULO – Impedir a instalação de aterro irregular e fortalecer serviços como abastecimento de água, coleta e reciclagem de materiais, respectivamente, em Bom Jesus dos Perdões, Tuiuti e Vargem foram alguns dos pleitos apresentados ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, durante reunião ocorrida, em São Paulo, por solicitação do 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM).
Em Bom Jesus dos Perdões, a preocupação recai na instalação de um aterro sanitário regional, que passaria a receber 200 toneladas diárias de lixo produzido em Atibaia, Nazaré Paulista, Mairiporã, Jarinu, além de Bom Jesus dos Perdões. O presidente da Câmara, Paulo Bueno, defendeu a interrupção do processo de licenciamento nos órgãos ambientais, para impedir a instalação do empreendimento. “O projeto apresenta irregularidades na documentação emitida pela prefeitura. A Câmara instaurou uma Comissão Especial de Inquérito e promete levar o caso ao Ministério Público. Fora isso, há dispositivo na Lei Orgânica que impede o município de receber lixo de fora”, disse.
Imagem
Bom Jesus é o município da Região Bragantina com a menor área (108 km2) territorial. Metade dela foi desapropriada em 2012 pelo Estado para a criação do Parque do Itapetinga. No entanto, a área onde a empresa Construban pretende instalar o aterro faz divisa com o parque. A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, já emitiu parecer contrário ao aterro.
Segundo Bruno Covas, se não houve novidade nos últimos seis meses, não há motivos para manter o andamento do processo.
Tuiuti
No caso de Tuiuti, o prefeito Nande pleiteou a aquisição de um caminhão pipa de 16 mil litros para abastecer bairros rurais e combater queimadas em períodos de estiagem. “Tuiuti tem 400 quilômetros de estradas rurais e muitas áreas de mata. Além disso, os bairros também sofrem com a falta de água. Esse caminhão vai beneficiar toda a população urbana e rural”, disse.
Vargem
Já o prefeito de Vargem, Aldo Moysés, solicitou um caminhão para coleta seletiva, que irá beneficiar a parceria do município com a ONG Mata Ciliar para coleta e destinação de resíduos sólidos. Outro pedido se refere à aquisição de um centro de triagem para materiais recicláveis. “Estamos confiantes que o secretário vai atender nossas solicitações”, comentou.
Edmir Chedid, por sua vez, reforçou que todos os pleitos são importantes. “Tenho certeza de que o secretário Bruno Covas irá analisar com muito carinho cada uma dessas demandas para fortalecer a questão ambiental nos municípios”. Já o secretário enfatizou a atuação do parlamentar. “O deputado Edmir Chedid está de parabéns. Abrir canais de diálogo e aproximar municípios e governo do Estado é também uma das funções do parlamentar”.
Participantes
Cerca de 20 pessoas participaram da reunião. Entre elas, o chefe de gabinete da Prefeitura de Vargem, Airton Morais, os vereadores de Bom Jesus dos Perdões, Hélio da Rádio, Alexandre Xandão, Diego Tizil, Rose da Farmácia e Valdomiro de Paiva, além do presidente do diretório municipal do PSDB, Sérgio Ferreira.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2845 | 11.4033 6845
