Imagem de Arquivo
Secretário da Casa Militar, Cel. PM Marco Aurélio Alves Pinto e o deputado Edmir Chedid após reunião no Palácio dos Bandeirantes, zona sul de São Paulo.
SÃO PAULO – Áreas com riscos de deslizamentos e inundações de quatro municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas estarão no mapeamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para o Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado de São Paulo. A medida também atende reivindicação apresentada ao Poder Executivo pelo deputado Edmir Chedid (DEM).
De acordo com o parlamentar, o mapeamento destas áreas será executado em Nazaré Paulista, Piracaia, Serra Negra e Socorro por meio do Laboratório de Riscos Ambientais do IPT. Esta atividade será realizada a partir da organização das informações contidas em mapas cedidos pelas administrações públicas municipais, em imagens e em documentação fotográfica do próprio IPT.
A inclusão dos quatro municípios ocorreu após reunião entre o parlamentar e o secretário da Casa Militar, Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, que também responde pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, realizada há sete meses. “Na época, expliquei ao secretário que os quatro municípios não possuíam informações atualizadas sobre os riscos de deslizamentos ou de inundações”, disse.
Edmir Chedid explicou ainda que as informações serão analisadas para compor o relatório técnico, que irá conter descrições como área avaliada e delimitação dos setores de risco identificados em imagem de sensores remotos. “Isso poderá identificar, inclusive, a quantidade de imóveis e de pessoas em risco, além da tipologia do processo (deslizamento, inundação etc.)”, concluiu.
Reunião
Além da inclusão dos quatro municípios no mapeamento das áreas com riscos de deslizamentos e inundações, Edmir Chedid solicitou ao Poder Executivo empenho nas atividades de divulgação das informações sobre a importância e a ampliação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), instituídas com o subsídio da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O parlamentar também defendeu a inclusão da Região Bragantina e do Circuito das Águas ao Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), responsável pelo registro e compartilhamento das ocorrências locais com o Estado. “A reunião ocorreu há sete meses, mas desde 2010 estamos atuando para promover melhorias aos municípios e às suas vítimas”, finalizou Edmir Chedid.
Acompanhe também pelo Facebook, Instagram e Twitter.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.96492 1200
