por Edmir Chedid
“Supostas denúncias de favorecimento em relação ao contrato e à concessão do transporte de alunos e de passageiros firmados entre a Expresso Fênix Viação Ltda. e a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga pautaram os veículos de comunicação nesta quarta-feira, 04/09/2013, bem como a decisão do Ministério Público Estadual que apresentou denúncia contra o prefeito Alex Euzébio Torres (PR), resultando no afastamento de suas funções junto à administração pública municipal.
A esse respeito, informo que jamais houve qualquer tipo de acordo político entre o então prefeito Alex Euzébio Torres e a Expresso Fênix Viação Ltda., como também não houve nenhuma retribuição de apoio político ou cumprimento de supostas promessas de campanha feitas por quem quer que seja, como tem sido veiculado na mídia.
Não possuo o controle administrativo ou gerencial da Expresso Fênix Viação Ltda., que tem suas operações dirigidas por corpo técnico absolutamente afastado de qualquer influência ou atuação política. Declaro, portanto, que em nenhum momento integrei comissões formadas pela empresa para discutir o seu ingresso na disputa pelo transporte de passageiros de São Luiz do Paraitinga.
A Expresso Fênix Viação Ltda. disputa diversos processos licitatórios em todos os municípios do Estado, apresentando-se como competidora em igualdade de condições com qualquer outra empresa de seu ramo de atuação. Há cerca de um ano, por exemplo, a empresa venceu o processo licitatório para o transporte coletivo de passageiros em Ilhabela (litoral norte do Estado), município onde não possuía até aquele momento nenhuma ligação política e tampouco trabalho parlamentar. Da mesma forma, também no município de Jarinu a empresa sagrou-se vencedora de certame licitatório.
Com respeito a São Luiz do Paraitinga, trata-se de localidade em que sempre atuei pelo desenvolvimento do município, inclusive quando da tragédia que resultou em destruição e graves prejuízos à comunidade e à prefeitura, independentemente de qualquer atuação comercial de empresas de minha propriedade. Naquela época, consegui junto ao Governo do Estado a liberação de recursos financeiros à administração pública municipal – sob o comando de adversários do grupo político do prefeito Alex Torres, eleito em 2012.
Diante dos fatos expostos pelo Ministério Público Estadual, reafirmo que não houve de minha parte ou das empresas de que tenho participação acionária qualquer tipo de irregularidade ou prejuízo ao erário e aproveito para colocar-me à disposição para esclarecer as dúvidas”.
Edmir Chedid
Deputado Estadual
