TV Digital: Edmir Chedid participa da assinatura de convênio entre Câmara e Assembléia Legislativa de São Paulo

Compartilhar

O Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM-SP) participou da assinatura do acordo entre a Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa de São Paulo para viabilizar o início da transmissão experimental do sinal de TV Digital da TV Câmara, em São Paulo. A cerimônia de assinatura, realizada em Brasília / DF, também contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Vaz de Lima (PSDB), e do 1º Secretário, Deputado Donisete Braga (PT).
Durante a cerimônia, Edmir Chedid afirmou que a transmissão da TV Câmara, em São Paulo, representa um avanço significativo no processo democrático de acesso à informação. “É um passo fundamental e muito importante na busca pela democratização do acesso à informação. Com a exibição da TV Câmara, a população também poderá se informar sobre o andamento dos trabalhos na Câmara dos Deputados, assim como já realiza ao acessar a TV Assembléia”, destacou.
O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Vaz de Lima, também falou sobre a democratização da informação e afirmou que a abertura de sinal digital representa imensas perspectivas para uma maior interação entre o poder público e a sociedade. Destacou que o projeto vai democratizar o acesso à programação e tem potencial para que a população e suas entidades representativas passem a contar com um novo instrumento para manifestação de suas propostas.
Durante a assinatura do convênio, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, comparou o ato ao plantio de sementes que, no futuro, vai permitir que o povo brasileiro tenha acesso à informação. Para ele, a TV Câmara e as emissoras dos legislativos estaduais devem apresentar uma programação que corresponda ao que é essencial para a sociedade. A sociedade do espetáculo muitas vezes prioriza o secundário. Queremos priorizar o debate, pois nada é mais essencial do que a informação correta para o processo democrático, destacou.
Chinaglia afirmou que o sinal da TV será gratuito, o que vai democratizar a informação e incentivar a participação popular. Ele considerou a assinatura do acordo como um momento histórico para as duas casas legislativas e para a democracia. Disse que a implantação do canal digital foi uma das metas do seu programa de campanha à Presidência da Câmara.
Além disso, ele ressaltou que o Portal da Câmara já oferece todas as informações de interesse da sociedade, incluindo dados de salários, contratos e viagens. Acrescentou que a TV digital é um avanço nesse processo de transparência, porque, com a nova tecnologia, será possível que o povo acesse o debate e dialogue os parlamentares.
O 1º vice-presidente da Câmara, Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), coordenador do projeto de criação da rede legislativa, disse que o acordo realizado nesta quinta-feira coloca o Parlamento brasileiro e as casas legislativas em uma outra etapa de relação com a sociedade, que vai ser extremamente produtiva para a democracia, pois a sociedade terá acesso à informação direta, transparente e interativa.



 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?