Deputado estadual Edmir Chedid afirmou em ofício ao Poder Executivo que número de cursos gratuitos oferecidos à comunidade ainda é pequeno.
SÃO PAULO – O 2º Secretário do Poder Legislativo, deputado estadual Edmir Chedid (DEM), reafirmou nesta terça-feira, 23/4, seu compromisso em continuar atuando pelo desenvolvimento e pela ampliação do número de cursos de formação profissional para Atibaia e Bragança Paulista oferecidos por meio do Programa Via Rápida. Juntos, os municípios oferecem apenas cinco cursos, número inferior se comparado aos realizados em Amparo e Serra Negra, que atualmente possuem 10 cursos em andamento.
O Programa Via Rápida, implantado pelo Poder Executivo e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. A finalidade é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja iniciar seu próprio negócio. Os cursos são destinados para os maiores de 16 anos, alfabetizados, ou para os desempregados que residam no Estado.
O parlamentar declarou que há cerca de dois anos obteve a aprovação do Poder Executivo para a implantação dos cursos de Assistente Administrativo, de Cuidador de Idosos e de Rotinas Financeiras, em Atibaia, e de Assistente de Logística e de Encanador, em Bragança Paulista. “Porém, esse número de cursos não foi ampliado conforme o compromisso firmado pelo Governo do Estado. Há demanda para mais cursos em Atibaia e Bragança Paulista conforme pudemos constatar no primeiro trimestre deste ano”, disse.
Edmir Chedid lembrou que o Programa Via Rápida conta com mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até 90 dias, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria. “Em Amparo e Serra Negra, por exemplo, já conseguimos implantar 10 cursos gratuitos à comunidade. Por isso, na solicitação encaminhada ao secretário de Desenvolvimento Econômico (Luiz Carlos Quadrelli) demonstro a necessidade da ampliação e, ainda, a importância dos cursos para Atibaia e Bragança Paulista”, comentou.
O Programa Via Rápida foi implantado há dois anos e, nesse período, 80 mil pessoas em 491 municípios do Estado de São Paulo receberam certificados de qualificação profissional.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
assessoriadeimprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.7774 9976 ID 89*102307
