O DER (Departamento de Estrada de Rodagem) anunciou nesta terça-feira, 03, a abertura de licitação, na modalidade “carta convite”, para as empresas interessadas em realizar a construção da UBA (Unidade Básica de Atendimento), em Amparo. Esta Unidade Básica de Atendimento ao usuário será construída junto à Residência de Conservação do DER (posto fixo), que fica na Rua Virgílio Paiva Neto, s/n, no acesso à Rodovia Amparo – Serra Negra. A implantação e construção da UBA atendem a reivindicação do Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM-SP) e do vereador Luiz Oscar Vitale Jacob (DEM-Amparo) ao superintendente do DER, Delson José Amador.
Com uma ação preventiva para garantir a gradual e sistemática redução de acidentes, a UBA agirá de maneira rápida e precisa, proporcionando a plena utilização da capacidade da rodovia, a fluidez do tráfego, a segurança e o conforto aos usuários. As Unidades Básicas de Atendimento possuem serviços de inspeção rodoviária, 24 horas por dia, e procuram detectar e eliminar qualquer irregularidade do pavimento, da sinalização e de outras interferências que possam trazer prejuízo ao tráfego e à segurança e conforto dos usuários. “Mediante os serviços gratuitos de guincho, ambulância e apoio ao tráfego, a UBA oferece atendimento aos usuários e remove os veículos acidentados ou em panes para um local seguro, visando restabelecer as condições de segurança da rodovia”, afirmou o Diretor Técnico de Divisão do DER Campinas, Cleiton Luiz de Souza.
Atualmente, o DER conta com 33 UBAs que operam, de forma efetiva, em aproximadamente 7.700 quilômetros de rodovias e, através de um processo gradual, pretende atingir um total de 57, expandindo sua atuação para as demais Residências de Conservação (postos fixos do DER), com o objetivo fundamental de diminuir o número de acidentes, aumentando a segurança nas rodovias. “A reivindicação do Deputado Estadual Edmir Chedid e do vereador Luiz Oscar Vitale Jacob foi analisada por técnicos e engenheiros do DER. A previsão é que a nova UBA de Amparo comece a operar em 2009, quando serão destinadas verbas para sua instalação”, afirmou o superintendente do DER, Delson José Amador.
Reivindicação
A construção da UBA atende a uma antiga reivindicação da população de Amparo. De acordo com o vereador Luiz Oscar Vitale Jacob, a UBA beneficiará todos os usuários da Rodovia Amparo – Serra Negra enquanto o DER não realiza a duplicação de suas pistas. “Em nome da população, solicitei ao Deputado Estadual Edmir Chedid que intercedesse junto ao DER para que realizasse a duplicação desta rodovia. Além disso, também solicitei a implantação da UBA, que será de fundamental importância à segurança de seus usuários. Por isso, hoje estou muito satisfeito e agradecido em ter sido atendido”, afirmou Jacob.
O Deputado Estadual Edmir Chedid afirmou que também ficou satisfeito e feliz com a notícia da abertura de licitação para a construção da UBA, em Amparo. “Este é um sinal de nosso compromisso com Amparo e com todos os outros municípios que integram o Circuito das Águas e a Região Bragantina. Este é apenas o primeiro passo para a efetiva melhoria das condições de tráfego da Rodovia Amparo – Serra Negra”, afirmou.
Em Amparo, a UBA também realizará operações especiais nas altas temporadas e feriados prolongados, quando o movimento de veículos às estâncias turísticas é maior, permitindo que o tráfego flua com maior rapidez e o usuário faça uma viagem tranqüila e segura. “A implantação da Unidade Básica de Atendimento trará benefício não somente à melhoria da fluidez de tráfego das rodovias da região, mas especialmente aos motoristas que as utilizam diariamente ou ocasionalmente em períodos especiais. Nossa preocupação está direcionada à preservação da vida daqueles que procuram trabalho e diversão em nossa região”, finalizou Edmir Chedid.
Histórico
O projeto de implantação das Unidades Básicas de Atendimento surgiu em 1998 com o objetivo de operar as rodovias sob a jurisdição do DER e prestar atendimentos aos seus usuários. A partir daí houve uma mudança no perfil do DER, que até então era Construtivista, para outro mais voltado ao cliente rodoviário. Em 1999, com a instituição da área de Coordenadoria de Operações e suas atribuições, dentre outras, de desenvolver e operacionalizar sistemas de controle e monotorização de tráfego, e de atendimentos aos usuários, foram criadas as primeiras Unidades Básicas de Atendimento, incorporando as atividades das Residências de Conservação.
Atualmente, além das viaturas, as UBAs contam ainda com mais de 1.500 colaboradores que passaram por um processo de capacitação e treinamento para exercerem as atividades, em funções de Gerentes, Supervisores e Agentes de Tráfego (Técnico e Inspetores de Tráfego, Operadores de Guincho, Atendentes de Primeiros Socorros e Operadores do CCO – Centro de Controle Operacional).