Presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid, e o diretor do Departamento Hiroviário, Casemiro Tércio Carvalho.
SÃO PAULO – A Comissão de Transportes e Comunicações da ALESP recebeu nesta quarta-feira, 31/10, o diretor do Departamento Hidroviário e presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, para conhecer as ações desenvolvidas pelo departamento em relação ao porto e à Hidrovia Tietê-Paraná. A reunião, que foi presidida pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), também contou com a apresentação de um vídeo institucional sobre a ampliação do porto.
Em sua apresentação, Casemiro Tércio Carvalho falou sobre as mudanças que estão sendo propostas para o Porto de São Sebastião com a finalidade de promover maior rapidez e barateamento do frete para as empresas do Vale do Paraíba, que têm no porto a melhor logística para importar e exportar. “Entre as melhorias está a ampliação do porto para 1,2 milhão de m². Essa obra fará com que a logística do Estado suporte a demanda de transportes de contêineres”, explicou.
Em relação à Hidrovia Tietê-Paraná, ele declarou que as obras estão em andamento com recurso do PAC 2 (R$ 900 milhões) e recursos do Estado (R$ 600 milhões). “No entanto, os recursos federais ainda não foram liberados por causa de uma mudança nas tabelas usadas. Por isso, estamos atualizando os dados e os recursos devem ser liberados até o fim deste ano. Este é o maior investimento dos últimos anos no projeto da hidrovia”, concluiu Casemiro Tércio Carvalho.
O presidente da comissão, deputado estadual Edmir Chedid, avaliou como positiva a apresentação sobre as ações desenvolvidas pelo Departamento Hidroviário do Estado. “A participação foi importante, pois pudemos conhecer os investimentos e as parcerias realizadas com atenção à ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná e ao Porto de São Sebastião. Agora, nossa preocupação é pela morosidade do processo de investimentos dos recursos obtidos junto ao Estado e à União”, finalizou.
O Departamento Hidroviário, interligado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, encaminhará à Comissão de Transportes e Comunicações um relatório com as ações e os investimentos realizados no biênio 2011/2012.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP