Gestores públicos discutirão atividades do Consórcio de Saúde do Circuito das Águas

Compartilhar


Proposta foi apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid e recebeu apoio da diretora da DRS VII, Márcia Bevilacqua.


 


CAMPINAS – Os municípios que integram o CONISCA (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas) deverão se reunir em novembro na DRS VII Campinas (Divisão Regional de Saúde) para reavaliar o modelo de gestão e para discutir o atendimento prestado aos usuários do sistema de saúde pública. A reunião, que será marcada em atendimento à solicitação do deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), ocorrerá na sede da DRS VII e contará com os prefeitos (atuais e que tomarão posse) de Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro.


O CONISCA, fundado há nove anos, é um dos poucos consórcios de saúde pública existentes no Estado de São Paulo. De acordo com o deputado estadual Edmir Chedid, esse consórcio surgiu com o propósito de ampliar o atendimento prestado nas especialidades médicas e odontológicas voltadas para a população que utiliza o SUS (Sistema Único de Saúde). “Existe uma preocupação dos atuais gestores públicos municipais e dos que tomarão posse em 2013 em relação ao CONISCA. Afinal, a demanda pelos serviços de saúde pública cresceu nos últimos anos”, comentou.


O parlamentar explicou que, diante da preocupação demonstrada, será preciso reunir os atuais prefeitos e os que foram eleitos em outubro para reavaliar o modelo de gestão e debater propostas para o aprimoramento dos serviços de atendimento que são oferecidos à comunidade de baixa renda usuária do SUS. “A diretora da DRS VII, Márcia Bevilacqua, mostrou-se interessada em intermediar esta importante reunião para o Circuito das Águas. É preciso saber o que já existe e quais são os projetos para que possamos buscar recursos financeiros junto ao Governo do Estado”, afirmou.


Na ocasião, o deputado estadual Edmir Chedid explicou que será necessário desvincular os municípios que integram o CONISCA dos demais da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para que recebam os recursos e benefícios na área da saúde pública. “Um exemplo é o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) que pretendemos levar para o Circuito das Águas. Com isso, desafogaremos os postos de saúde, os hospitais e as Santas Casas que relatam problemas no atendimento devido à procura de pacientes de São Paulo e Minas Gerais”, finalizou o parlamentar.


Atualmente o CONISCA possui corpo clínico com 28 profissionais e mais 80 funcionários registrados responsáveis pelo atendimento mensal de 100 mil pessoas.


Áudio


 


 


Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?