Assunto foi tratado numa reunião entre Edmir Chedid, a diretora da DRS VII, Márcia Bevilacqua, e o diretor financeiro do HUSF, Frei Bento Aguiar.
CAMPINAS – A DRS VII (Divisão Regional de Saúde de Campinas) iniciou nesta segunda-feira, 29/10, a análise do processo de implantação do AME Cirúrgico em Bragança Paulista conforme reivindicação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) ao Governo do Estado. O assunto foi tratado pelo parlamentar durante reunião com a diretora da DRS VII, Márcia Bevilacqua, e o diretor financeiro do HUSF (Hospital Universitário São Francisco), Frei Bento Aguiar.
De acordo com o processo de implantação, o AME Cirúrgico será responsável pela realização de exames de apoio diagnóstico e pelos procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. Esta medida que irá beneficiar diretamente os serviços de saúde pública de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem. Juntos, os 11 municípios da Região Bragantina possuem 416,6 mil habitantes.
O AME Cirúrgico, ainda segundo o processo de implantação, será acomodado no complexo hospitalar do HUSF de Bragança Paulista, que ficará responsável pela administração da unidade de saúde pública. Para se adequar às exigências da DRS, o HUSF informou que possui concluído o projeto para a ampliação de 30 leitos cirúrgicos (atualmente possui 160 leitos), que atenderão principalmente a demanda de pacientes que precisam de cirurgias do AME Durval Mantovaninni de Atibaia.
O diretor financeiro do HUSF, Frei Bento Aguiar, declarou que no próximo ano também deverão ser construídos outros 70 leitos para internação especificamente para atender os pacientes do AME Cirúrgico. “Temos o projeto de ampliação concluído para 30 leitos, além de existir uma projeção para a construção de outros 70 leitos para a internação cirúrgica. Afinal, a demanda atual da região é de pacientes que aguardam na fila por um cirurgia de baixa ou média complexidade”, complementou.
Atualmente, os pacientes da Região Bragantina são encaminhados para o AME Cirúrgico de Santa Bárbara d´Oeste (Região Administrativa de Campinas). Por esse motivo, o deputado estadual Edmir Chedid defendeu a importância da integração entre DRS e HUSF para que a unidade de saúde seja instalada em Bragança Paulista. “O AME Cirúrgico atuará em parceria com o HUSF e o AME Atibaia para oferecer um melhor atendimento à saúde pública dos municípios da região”, destacou.
Regionalização da Saúde
O Governo do Estado iniciou há dois meses o repasse de R$ 1,85 milhão para o HUSF de Bragança Paulista conforme reivindicação do deputado estadual Edmir Chedid. O recurso está sendo aplicado na ampliação e reforma da infraestrutura e também na manutenção das atividades desempenhadas pela unidade de saúde. “Este investimento marcou o início da Regionalização da Saúde conforme as reivindicações que apresentei ao Poder Executivo”, finalizou o parlamentar.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP