Edmir Chedid disse que a finalidade é oferecer os benefícios do programa à comunidade local e aos que vivem nos demais municípios da Região Bragantina.
SÃO PAULO – O deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) voltou a defender a implantação de uma unidade do Poupatempo em Bragança Paulista. Neste sábado, 20/10, um dos programas mais populares do Governo do Estado completará 15 anos, com uma trajetória de excelência no atendimento e variedade de serviços prestados aos cidadãos. O parlamentar informou que o Poupatempo é referência para quem precisa regularizar documentos, pagar taxas ou ter acesso gratuito a internet.
Durante as atividades de comemoração dos 15 anos do Poupatempo, Edmir Chedid lembrou se das solicitações encaminhadas ao Poder Executivo que tratam da implantação de uma unidade descentralizada em Bragança Paulista, que também irá atender os municípios do entorno. “A finalidade é oferecer os benefícios do programa à comunidade local e aos que vivem nos demais municípios da Região Bragantina, que não possuem acesso às 28 unidades fixas do Poupatempo”, completou.
Atualmente, o Poupatempo disponibiliza mais de 400 serviços, sendo que os mais procurados são os de emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação. “Na solicitação apresentada ao Poder Executivo expliquei a importância do programa como alternativa para os problemas enfrentados pela comunidade que não tem como se utilizar das unidades de Campinas e São Paulo, consideradas mais próximas de Bragança”, disse.
Em atendimento às reivindicações de Edmir Chedid, Bragança Paulista tem recebido unidades móveis do Poupatempo. No entanto, o parlamentar explicou que a demanda por serviços em nível regional cresceu no comparativo 2010/2011 (o que também deverá ocorrer no comparativo 2011/2012, segundo previsão do Governo do Estado de São Paulo), fato, que segundo ele, justifica a instalação de uma unidade fixa na Região Bragantina.
“Há um estudo implantado com a finalidade de facilitar o acesso da população de pequenos municípios aos serviços públicos disponíveis no Portal Cidadão.SP. Mas, não podemos mais permitir que a população seja privada de serviços que exigem sua presença, como, por exemplo, na renovação da Carteira Nacional de Habilitação ou na emissão da segunda via do RG. Com a apresentação desta proposta, espero que o Poder Executivo avalie e atenda mais esta reivindicação”, finalizou.
Poupatempo
O Poupatempo tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e pela iniciativa privada. A primeira unidade foi inaugurada em 1997, na Praça do Carmo (próximo à Praça da Sé), em São Paulo. Com a aprovação da sociedade ao padrão de atendimento, o programa começou a se expandir e, atualmente, está em 28 municípios do Estado.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP