Imagem de Arquivo (05/06/2011);
Roseli Amaral, governador Geraldo Alckmin e o deputado estadual Edmir Chedid durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
PEDRA BELA – A vice-prefeita eleita de Pedra Bela, Roseli Amaral, tomará posse como prefeita no início de 2013, segundo informações do deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas). Ela assumirá o lugar do prefeito eleito Jorge Hirodi Orita (Dr. Jorge), que faleceu há uma semana durante carreata de comemoração da vitória dos candidatos do Partido Democratas. O parlamentar lamentou o ocorrido e disse que apoiará a vice-prefeita eleita nas atividades que têm por finalidade o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.
Edmir Chedid declarou que na hipótese de falecimento após a realização da eleição e antes da diplomação dos eleitos, ficará como titular a vice-prefeita conforme determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “É importante lembrar ao eleitor que os efeitos da diplomação da candidata Roseli Amaral pela Justiça Eleitoral são meramente declaratórios, visto que a vice-prefeita foi escolhida pelo voto. Por isso, temos certeza que não haverá a anulação do processo eleitoral no município, que resultou na vitória dos nossos candidatos”, disse.
Para o TSE, o falecimento do candidato eleito para o cargo de prefeito, ainda que antes de expedido o diploma, resulta na transferência automática à vice-prefeita o direito subjetivo ao mandato como titular (Acórdão nº 2.081/2000);. “Desta forma, fica evidente que não haverá mais um processo eleitoral em Pedra Bela, como afirmaram os adversários do grupo político que represento no município. Essa foi uma tentativa bastante desesperada dos que não obtiveram êxito nas últimas eleições em provocar a insegurança na comunidade”, completou Edmir Chedid.
Diante da situação, o parlamentar confirmou que irá apoiar todas as atividades da prefeita Roseli Amaral que tenham por intenção promover o desenvolvimento de Pedra Bela e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida da população. “Temos de honrar o nome do Dr. Jorge e o da Roseli. Por isso, com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), buscaremos recursos financeiros e a expansão de projetos sociais para atender os que mais necessitam de ajuda. Precisamos tirar o município desse atraso em que se encontra”, finalizou.
Falecimento
O médico Jorge Hirodi Orita faleceu na noite da quinta-feira, 11/10, depois de sofrer um infarto durante na carreata e bater o carro num ônibus. Ele foi levado ao Centro Municipal de Saúde e, em seguida, encaminhado para o Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista, mas não resistiu. Segundo a Polícia Militar, o acidente não provocou ferimentos a outras pessoas. Com 55 anos, ele conseguiu 1.738 votos nas eleições, com 45,53% dos válidos no município. O pleito deste ano foi o segundo do político. Em 2008 ele concorreu à prefeitura, mas perdeu por 23 votos.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP