Imagem de Arquivo (10/09/2012)
Deputado estadual Edmir Chedid e o presidente do Partido Democratas, Mauro Garcia, durante visita ao Bairro dos Moretes, em Joanópolis.
SÃO PAULO – O deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) notificou a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre os problemas enfrentados pelos moradores do Bairro dos Moretes, de Joanópolis, que não possuem serviços de saneamento básico. Por meio de vídeo-reportagem, o parlamentar pode relatar à presidenta da companhia, Dilma Pena, os transtornos provocados pela falta de água potável e de coleta de esgoto, que corre a céu aberto pelo bairro.
Na notificação, o deputado estadual Edmir Chedid explicou que 80 famílias convivem com o mau cheiro provocado pela ausência de coleta de esgoto e com a proliferação dos insetos, resultando em problemas à saúde. “As dificuldades no local também são agravadas pelo fato de o bairro não possuir pavimento asfáltico, o que torna a situação complicada em dias de sol, devido à poeira excessiva, e em dias de chuva, com as dificuldades de locomoção pelo barro que se forma”, comentou.
Há um mês o parlamentar participou de reunião com os moradores do Bairro dos Moretes para conhecer os problemas. Na ocasião, também esteve acompanhado do presidente local do Partido Democratas, Mauro Garcia, que foi o responsável por encaminhar a notificação à SABESP. “Pudemos constatar as dificuldades e a urgência de uma intervenção da companhia no bairro. Afinal, há muitas crianças que têm contato direto com o esgoto, o que nos deixo bastante preocupados”, finalizou.
No município, a responsabilidade pelos serviços de saneamento básico é da SABESP. No entanto, nos últimos 10 anos não houve interesse da Prefeitura de Joanópolis em discutir a situação ou em propor alternativas à comunidade. Além disso, não existe um plano emergencial para atender a comunidade. “Infelizmente vemos que também há descaso da administração pública municipal, o que nos obrigou a procurar diretamente a SABESP para tentar solucionar o problema”, disse Mauro Garcia.
A notificação também aponta para as dificuldades encontradas por diversas serrarias que possuem atuação no bairro. Sem condições de operação, as empresas liberam os funcionários antes do fim do turno e, em alguns casos, chega a dispensá-los por falta de condições adequadas de trabalho. “Isso é um preocupante, pois poderemos ter demissões no município. Agora, esperamos que haja uma resposta positiva da SABESP para o problema do Bairro dos Moretes”, concluiu.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP