Processo será de responsabilidade da Astec Engenharia, sem intervenção das prefeituras de Bragança Paulista, Pinhalzinho ou Socorro.
SÃO PAULO – O projeto executivo para as obras e os serviços de recuperação, de duplicação e de readequação funcional da SP-008 (Rod. Cap. Bardoíno) entre Bragança Paulista, Pinhalzinho e Socorro deverá estar concluído até junho de 2013, segundo informações do DER (Departamento e Estradas de Rodagem). O investimento previsto será de R$ 2,9 milhões conforme reivindicação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), que ainda recebeu o apoio de membros de partidos políticos dos municípios beneficiados com o projeto executivo.
A responsabilidade de execução do projeto executivo trata especificamente da recuperação da pista e dos acostamentos do trecho entre os quilômetros 91,3 e 140, da duplicação entre os quilômetros 91,3 e 102,8 e 133,5 e 140 e da readequação para melhoria do tráfego de veículos e pedestres. “O edital de contratação da empresa foi publicado no Diário Oficial do Poder Executivo. O processo será de responsabilidade da Astec Engenharia Ltda., sem que haja nenhuma intervenção das prefeituras de Bragança Paulista, Pinhalzinho ou Socorro”, disse.
O parlamentar também declarou que as melhorias previstas atenderão a todos os dispositivos previstos no processo de licenciamento ambiental, como o EIMA/Rima (Estudo de impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente). “Temos de respeitar o que determina a legislação em vigor no país em relação ao nosso meio ambiente. É por esse motivo que destaco a importância da realização do investimento para a execução do projeto executivo, pois isso também irá resultar na adequação do orçamento previsto pelo Estado”, finalizou o parlamentar.
Alterações Previstas
Com as alterações previstas, a SP-008 (Rod. Cap. Bardoíno) passará a contar com os acostamentos pavimentados (km 91 ao km 98), com ciclovia (km 91 ao km 96), que beneficiará moradores da zona norte de Bragança Paulista, e com rotatória de acesso ao Jardim Iguatemi. Para o acesso ao Parque dos Estados, Cidade Planejada e Jd. da Fraternidade será construído um viaduto nas proximidades onde atualmente está localizada a rotatória. Depois deste trecho, a rodovia será duplicada até a ponte (km 98), que será alargada para comportar o volume de tráfego da rodovia.
Na ponte, onde estão localizados os acessos às indústrias Santher e Arcor e ao município de Pedra Bela, o DER construirá uma passagem inferior, que também marca o início do trecho de marginal da SP-008 (entre os quilômetros 97,8 e 99), que vai atender a comunidade que vive no entorno do Bairro dos Curitibanos. Um pouco mais adiante também será construída uma grande rotatória de acesso aos bairros Arara dos Pereiras e Arara dos Mori, localizados na zona rural do município, conforme indicação do deputado estadual Edmir Chedid.
Em relação à segurança dos pedestres, o projeto funcional prevê a construção de três passarelas (Jardim Iguatemi, Parque dos Estados e Cidade Planejada). “No entanto, demonstrei ao diretor do DER Campinas, engenheiro Cleiton Luiz de Souza, a necessidade de se construírem outras duas para atender os moradores do Green Park e do Arara dos Pereiras e do Arara dos Mori. Acredito que estas passarelas também sejam essenciais à segurança dos pedestres, visto que serão construídos muros de contenção (chamados de New Jersey) ao longo da rodovia”, concluiu o parlamentar.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP