ALESP fiscalizará processo de inclusão de dígito em celulares com DDD 11

Compartilhar


O trabalho de fiscalização será realizado pelo deputado estadual Edmir Chedid, que preside a Comissão de Transportes e Comunicações.


 


SÃO PAULO – Por determinação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) todos os celulares dos 64 municípios em São Paulo com área DDD 11 ganharão o dígito “9” no início do número a partir deste domingo, 29/07. A medida havia sido recomendada à agência em janeiro deste ano pelos parlamentares da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa também para reverter às reclamações sobre a atuação das operadoras de telefonia celular no Estado.


A mudança será obrigatória e gratuita e afetará os números celulares de todas as operadoras. Para minimizar os impactos na alteração do sistema, haverá uma fase de transição na qual o usuário será auxiliado pelas operadoras. “Esta é apenas uma das medidas que apontamos no Poder Legislativo. Porém, ainda existem problemas de cobertura em diversas áreas que deverão ser resolvidos pelas operadoras de telefonia celular, principalmente nas estradas e rodovias”, disse o deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), presidente da Comissão de Transportes e Comunicações.


O parlamentar lembrou que haverá um período de adaptação gradativa, com mensagens informando os usuários sobre a alteração, sendo que a partir do dia 15 de janeiro de 2013 os números de oito dígitos passarão a ser considerados inexistentes. “Este é um importante esforço da ANATEL, que também deverá ser intensificado com a ampliação da fiscalização dos serviços oferecidos ao consumidor. Infelizmente há muitos usuários insatisfeitos no Estado”, completou.


O processo de inclusão do dígito “9” no início do número de telefones celulares ocorre em fase inicial apenas nos municípios de São Paulo com DDD 11, mas deverá ser ampliado para todo o país sem data prevista conforme informações da ANATEL. Em São Paulo, a transição será acompanhada pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Transportes e Comunicações, que deverá elaborar um relatório para a agência no fim deste ano. “Este é apenas o início de um longo e trabalhoso processo que deverá resultar na melhoria dos serviços”, finalizou Edmir Chedid.


Áudio


 


 


Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?