Reprodução
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento com foto.
SÃO PAULO – O Poder Executivo Estadual convocou a comunidade a doar sangue no período de férias. A finalidade é retomar os estoques nos hospitais públicos que, nesta época, tendem a cair até 30%. “No mês de julho os estoques de sangue para doação caem cerca de 30%. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde está convocando toda a população para que inclua em sua programação de férias um ato que pode salvar vidas, que é a doação de sangue”, declarou o deputado estadual Edmir Chedid.
De acordo com o parlamentar, esse baixo índice está relacionado ao inverno e as férias. “Em alguns casos os doares estão longe de casa e deixam de dar sangue. Porém, as pessoas se esquecem que não é preciso estar próximo de casa para fazer este gesto de amor, visto que basta procurar por uma unidade de saúde”, completou.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
O Estado de São Paulo tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, sendo 40 deles na capital. Para ter acesso aos endereços de todos os postos de coleta de sangue no Estado, clique aqui.
Da Redação