O Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM-SP) afirmou, nesta quinta-feira (17/04), que a inclusão social deve ser compreendida como fator essencial para a segurança pública. A afirmação ocorreu durante encontro com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, e com outros 16 representantes dos poderes legislativo e executivo dos municípios que compõem a Região Bragantina e o Circuito das Águas.
No encontro, Edmir Chedid defendeu investimentos em projetos de inclusão social como possível alternativa para a redução dos altos índices de criminalidade no Estado de São Paulo. Para ele, o fato de oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do país, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade, pode representar melhorias significativas nas estatísticas de órgãos oficiais de segurança púlica. “Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais e sexuais que não têm nenhum acesso às oportunidades. Por isso, programas de estímulo nesta área poderão reverter esse quadro negativo que se instalou em todo o nosso país”, garantiu.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, apoiou a iniciativa de Edmir Chedid ao concordar com o seu posicionamento crítico, que defende à construção de uma verdadeira sociedade a partir dos sistemas de inclusão social. Além disso, Marzagão afirmou que a exclusão social deve orientar a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais em todo o Estado de São Paulo. “Estes programas e serviços consistem em criar mecanismos que adaptem os excluídos aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais separados”, declarou.
A inclusão social é um processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas. O processo de inclusão vem sendo aplicado em cada sistema social como, por exemplo, a inclusão na educação, no lazer, no transporte e também na segurança pública. Quando isto acontece, os órgãos públicos podem falar em educação inclusiva, no lazer inclusivo, no transporte inclusivo e, principalmente, na segurança inclusiva.
Reunião
A reunião entre o Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM-SP) e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, ocorreu na sede da Secretaria, que fica na Rua Libero Badaró, na região central de São Paulo.
Nesta reunião também estiveram representantes dos poderes legislativo e executivo de Atibaia, Bragança Paulista, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista e Tuiti. Entre eles, os prefeitos de Joanópolis, José Garcia da Costa, Morungaba, Luvaldo Flaibam, Nazaré Paulista, Mário Antonio Pinheiro (Nenê Pinheiro) e Tuiti, Paulo Henrique. Os vereadores de Amparo, Luiz Jacob, Bragança Paulista, Gislene Bueno, Luiz Gonzaga Sperendio e Ronaldo Teixeira, Joanópolis, Benedito Ignácio Giudice e Mauro Garcia, e Tiuti, Jair Fernandes. Também estiveram presentes os presidente locais do Partidos dos Democratas de Amaparo, Antonio Hérlio favoretto, Atibaia, Nelson Maturana e Pinhalzinho, Benedito Lauro de Lima. O ex-deputado estadual Sebastião Batista Machado (Tiãozinho da Farmácia).