Deputado estadual Edmir Chedid afirmou que a iniciativa de políticos locais é fundamental para o processo de criação e expansão de unidades de ensino.
SÃO PAULO – A criação e a expansão de cursos técnicos gratuitos à comunidade integraram as atividades implantadas pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) com a finalidade de propor a elaboração de projetos educacionais aos membros que integram seu partido na região. Nesta segunda-feira, 11/06, o parlamentar tratou sobre a seriedade de investimentos à FATEC (Faculdade de Tecnologia) e ao IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), instalados em Bragança Paulista, considerados referência no ensino público do interior paulista.
O parlamentar explicou a importância do empenho dos políticos locais juntos às instituições de ensino e aos governos estadual e federal para que ocorra a criação de cursos condizentes à realidade dos municípios e a devida expansão dos que já foram implantados aos jovens em formação. “A iniciativa também é de responsabilidade dos que estão no município, pois podem avaliar a necessidade daqueles que procuram por cursos superiores, mas infelizmente não possuem condições financeiras para pagar os cursos oferecidos pelas faculdades e universidades”, comentou Edmir Chedid.
As atividades propostas pelo parlamentar foram apresentadas, nesta primeira etapa, aos presidentes do Partido Democratas de Joanópolis e de Pinhalzinho, Mauro Garcia e Lauro de Lima, sucessivamente, e ao vice-presidente do partido em Vargem, Aldo Moisés. “Há iniciativas da FATEC e do IFSP em relação à criação e expansão dos cursos em nível superior. Mas, precisamos que também sejam instaladas classes descentralizadas nos municípios do entorno para que mais jovens em formação sejam beneficiados com o ensino superior gratuito”, complementou.
Para Mauro Garcia, de Joanópolis, a iniciativa do parlamentar demonstra parte do trabalho que desenvolve na Assembleia Legislativa junto ao Estado e à União. “Os cursos são essenciais à comunidade, principalmente a de baixa renda que não possui condições de frequentar faculdades e universidades da região”, disse. Lauro de Lima, de Pinhalzinho, tem opinião semelhante, mas adverte que a implantação das unidades de ensino na região garantiu acesso para muitos estudantes. “A FATEC e o IFSP são os indutores do desenvolvimento à nossa região”, completou.
A elaboração de projetos educacionais executada por representantes políticos da região integrará um documento que o deputado estadual Edmir Chedid pretende encaminhar ao Governo do Estado. Antes de seguirem ao Poder Executivo, todas as propostas apresentadas por membros do Partido Democratas serão analisadas por um corpo técnico especializado nessa área do conhecimento. “É fundamental discutir educação em nível regional, visto que os municípios estão próximos e a realidade, em quase todos, é bastante parecida”, finalizou Aldo Moisés.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP