Parlamentar ressalta importância dos AMEs e da regionalização do HUSF

Compartilhar


Deputado estadual Edmir Chedid foi responsável pela implantação do AME Atibaia e pelo projeto de regionalização do Hospital Universitário.


 


JUNDIAÍ – A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta sexta-feira, 04/05, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Jundiaí, o terceiro da Região Metropolitana de Campinas. A unidade, que é referência para uma população de 813 mil habitantes de nove municípios, completa o plano do Governo do Estado de regionalização da saúde entre Jundiaí e Bragança Paulista, conforme reivindicação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas).


O AME Jundiaí poderá realizar anualmente 180 mil consultas médicas, 36 mil consultas não médicas (como nutrição e fonoaudiologia, por exemplo), 36 mil sessões de fisioterapia e mais de 450 mil exames de apoio diagnóstico a partir do momento em que estiver operando com sua capacidade máxima. Os números são semelhantes aos do AME “Durval Mantovaninni”, de Atibaia. “A implantação do AME desenvolve ainda mais o plano de saúde do Governo do Estado”, comentou Edmir Chedid.


O parlamentar lembrou que o atendimento médico oferecido pelas unidades de Atibaia e Jundiaí é gratuito e considerado uma referência em saúde pública em nível nacional. “Em Atibaia, o Ambulatório Médico de Especialidades foi implantado conforme solicitação apresentada ao então governador José Serra (PSDB). Esse foi um trabalho extenso, mas que considero de grande importância em decorrência dos benefícios gerados para a comunidade de baixa renda”, argumentou.


Além da importância dos ambulatórios para as regiões de Bragança Paulista e Jundiaí, o deputado estadual Edmir Chedid reafirmou os investimentos do Governo do Estado no projeto de regionalização do HUSF (Hospital Universitário São Francisco) de Bragança Paulista. “Com isso, o hospital receberá cerca de R$ 10 milhões anuais para investimentos e para a ampliação da capacidade de atendimento, prevista em até 70%. Trata-se de um sonho que consegui realizar”, complementou.


O anúncio oficial de integração do HUSF à rede de hospitais regionais deverá ocorrer na segunda quinzena de maio. “Afinal, este tem sido o principal objetivo do Governo do Estado, ou seja, a regionalização da saúde para que o cidadão possa ser atendido de graça e próximo de onde reside. Desta forma, a população terá que se deslocar o mínimo possível para ser atendida”, finalizou Edmir Chedid.


Áudio


 


 


Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?