Deputado estadual Edmir Chedid, secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e o prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci após reunião em São Paulo.
SÃO PAULO – A Secretaria de Estado da Saúde deverá apresentar em até 30 dias o resultado de análise sobre a solicitação apresentada pela Prefeitura de Ilhabela relacionada à liberação de recursos financeiros para o Hospital Municipal Mario Covas, localizado na Barra Velha. Nesta terça-feira, 10/04, o prefeito Antonio Luiz Colucci informou numa reunião com o deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) e o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, que serão necessários R$ 541,9 mil para readequar a unidade de saúde pública.
O Hospital Municipal Mario Covas possui 55 leitos, um Pronto-Socorro e uma maternidade. Há 10 anos, presta atendimento gratuito para a comunidade local e para os turistas que optam pelo município nos fins de ano e nos feriados prolongados. De acordo com a administração pública municipal, 42% do orçamento são destinados à área da saúde, sendo que do valor total R$ 10 milhões são repassados anualmente à manutenção do hospital, único no litoral norte do Estado que oferece atendimento exclusivo aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
O prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci, disse que a unidade de saúde, resultado de uma parceria entre o município e o Estado, não recebeu nenhum grande investimento após sua inauguração. “A prefeitura tem realizado a manutenção predial para oferecer conforto aos usuários e mais segurança para os funcionários do local. Porém, depois 10 anos de uso diário, entendemos que é preciso uma revitalização e uma atualização tecnológica dos equipamentos que se encontram no hospital, bem como a aquisição de mobiliário”, argumentou.
Na ocasião, Edmir Chedid ressaltou o trabalho desempenhado pela Prefeitura de Ilhabela e a preocupação que também é demonstrada com os turistas. “A relação apresentada pela administração pública municipal foi fundamentada na necessidade observada entre os que utilizam o Hospital Municipal Mario Covas. Por esse motivo, todo investimento em análise na Secretaria de Estado da Saúde prioriza a qualidade nos serviços prestados, com eficiência e resolutividade aos turistas e, principalmente, aos usuários do SUS”, comentou o parlamentar.
A análise da solicitação apresentada pela Prefeitura de Ilhabela deverá estar concluída na primeira quinze de maio. A relação com os investimentos necessários será analisada pela equipe técnica da secretaria. “O Hospital Municipal fará 10 anos e o pedido de viabilização de recursos financeiros será devidamente analisado pelos nossos profissionais. Com certeza, a secretaria irá viabilizar algumas verbas para a unidade de saúde, que tem prestado um bom atendimento à comunidade e aos que visitam o município”, concluiu o secretário Giovanni Guido Cerri.
Hospital Regional
Durante a reunião, o prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, também demonstrou a necessidade de implantação de um Hospital Regional para atender os municípios do litoral norte. Com apoio do deputado estadual Edmir Chedid, ele informou que fará um levantamento juntos às prefeituras para elaborar um plano conjunto de ação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, para a viabilização da obra e os ajustes em relação à participação dos municípios na manutenção desta unidade de saúde. “Este projeto é importante e voltará a ser debatido”, concluiu o prefeito.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP