Reprodução
Deputado estadual Edmir Chedid declarou disse que a finalidade do Estado é exterminar a doença por meio de vacina, assim como ocorreu com a poliomielite.
SÃO PAULO – O Governo do Estado informou nesta terça-feira, 03/04, que registrou queda de 93% do número de casos de dengue entre janeiro e a terceira semana de março. No comparativo 2011/2012, houve recuo de 32.579 para 2.253 casos autóctones (com transmissão dentro do Estado). Segundo o deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), essa queda demonstra que há investimentos em ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O parlamentar disse que a intenção do Poder Executivo é exterminar a doença por intermédio de vacina, assim como ocorreu com a poliomielite. Por isso, declarou que o Instituto Butantan iniciará em junho ensaios clínicos da vacina contra a dengue para erradicar a doença. “Para estes primeiros testes serão utilizados 300 voluntários, entre 18 e 50 anos, que serão recrutados a partir deste mês. Em seguida, o estudo avaliará a segurança e a imunogenicidade da vacina tetravalente”, destacou.
Após os testes iniciais, a estimativa é de que a vacina contra a dengue esteja disponível em três anos para proteger a população contra os quatro tipos de vírus da doença. No entanto, apesar do entusiasmo e das pesquisas em relação à vacina, o deputado estadual Edmir Chedid lembrou que existe muito trabalho a ser realizado. “É importante celebrar a queda de casos registrada no Estado. No entanto, devemos nos lembrar que esta é uma responsabilidade de todos”, disse.
Ele lembrou que também é de responsabilidade das administrações públicas municipais o trabalho de conscientização da comunidade, de manutenção de espaços públicos e de fiscalização de áreas privadas no município. Toda a atividade, destacou o parlamentar, deve estar focada na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “As prefeituras têm um papel fundamental no trabalho de eliminação de análise de setores que possam servir de criadouro para o mosquito”, finalizou.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP