Parlamentares pedem agilização na análise do projeto do Contorno Norte de Campinas

Compartilhar


Solicitação ocorreu ao secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho (ao centro), durante reunião em São Paulo.


 


SÃO PAULO – O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), solicitou nesta segunda-feira, 19/03, ao secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, adiantamento na análise do projeto de concepção do Contorno Norte de Campinas que foi proposto ao Governo do Estado pela concessionária Rota das Bandeiras. A solicitação ocorreu em uma reunião que contou ainda com os deputados estaduais Ana Perugini (PT), Cauê Macris (PSDB), Chico Sardelli (PV) e Rogério Nogueira (PDT) e os deputados federais Guilherme Campos (PSD/SP) e Vanderlei Macris (PSDB/SP).


O projeto de concepção do Contorno Norte de Campinas foi protocolado na ARTESP (Agência Reguladora de Transportes de São Paulo) quatro meses atrás e apresentado pela concessionária aos parlamentares que representam a RMC (Região Metropolitana de Campinas) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e no Congresso Nacional no início de março. Esta iniciativa tem por finalidade extinguir os congestionamentos do trecho urbano da SP-065 (Rod. D. Pedro I). O investimento previsto pela concessionária Rota das Bandeiras pode chegar a R$ 1 bilhão.


O trecho urbano da Rod. D. Pedro I recebe diariamente 125 mil veículos. Caso a proposta seja aprovada pela ARTESP, órgão responsável pela análise do projeto de concepção, o Contorno Norte terá início na SP-083 (Rod. Magalhães Teixeira), em Campinas, e término no quilômetro 115 da SP-330 (Via Anhanguera), em Sumaré. O traçado seguirá paralelo à SP-065 e irá alcançar as rodovias Adhemar de Barros e Zeferino Vaz, preservando a Mata de Santa Genebra. No total, serão 34 quilômetros de extensão, com início de obras previsto em 2013 e conclusão em 2017.


“O projeto de concepção do Contorno Norte foi apresentado em dezembro. No entanto, estamos solicitando que receba prioridade do Governo do Estado, por meio da secretaria e da ARTESP, por entendermos a necessidade da obra para toda a Região Metropolitana de Campinas. Hoje, o volume de tráfego registrado no trecho urbano da Rod. D. Pedro I é intenso e prejudica inclusive o fluxo de veículos na Via Anhanguera. Com esse projeto de concepção, poderemos reduzir em 50 mil o número de veículos/dia que se utiliza do trecho urbano”, disse Edmir Chedid.


Para a construção do Contorno Norte, a Rota das Bandeiras deverá realizar um estudo técnico e financeiro e, ainda, uma reprogramação dos investimentos previstos nos 30 anos de concessão da SP-065. Para isso, terá que receber o consentimento da Secretaria de Estado de Logística e Transportes em relação às cláusulas contratuais que preveem investimentos nas demais rodovias sob a sua concessão. “Esse estudo deverá estar concluído assim que a concessionária entregar os documentos que complementam o projeto de concepção”, finalizou Saulo de Castro Abreu Filho.


Contorno Norte


A reunião, que também contou a diretora geral da ARTESP, Karla Bertocco Trindade, foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Logística e Transportes, que fica no Itaim Bibi, na zona sul da capital paulista.


Imagem | Áudio


 


 


Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?