Vereadores Toninho Monteiro, Luiz Sperendio e Beth Chedid, secretário Rodrigo Garcia, ex-vereadora Gi Borboleta e Edmir Chedid na cerimônia de Campinas.
CAMPINAS – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social concretizou na sexta-feira, 16/03, os termos de adesão ao Programa Creche Escola com os municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas conforme a solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas). A cerimônia de assinatura, realizada em Campinas, contou com a presença de prefeitos, vereadores e gestores de Educação.
O Programa Creche Escola, lançado no ano passado pelo Governo do Estado, foi desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação. A meta é implantar, até o fim de 2014, mil creches completas em todo o Estado. Cada unidade (obras e equipamentos) custará R$ 1 milhão e terá capacidade para atender 70 ou 150 crianças entre zero e cinco anos de idade que ainda não são atendidas por creches.
No evento, Bom Jesus dos Perdões, Itupeva, Jarinu, Joanópolis, Lindóia, Serra Negra e Tapiratiba concretizaram a adesão ao Programa Creche Escola conforme a indicação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid ao Governo do Estado. “O programa tem por iniciativa ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social”, disse.
Edmir Chedid comentou que o critério para a escolha dos primeiros municípios foi o social, privilegiando aqueles que tinham o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Todos os municípios do Estado serão beneficiados com o programa. Mas, nós conseguimos adiantar o repasse dos recursos financeiros para que estes sete municípios antecipem o benefício à comunidade”, complementou o parlamentar.
Como contrapartida, os municípios terão que oferecer um terreno plano de sua propriedade, com rede de abastecimento de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas. “Esta é uma parceria inédita entre o Governo do Estado e os municípios. Em breve, as mulheres terão mais tranquilidade para deixar os seus filhos enquanto saem para trabalhar”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.
Bragança Paulista
O município de Bragança Paulista também foi beneficiado com uma unidade do Programa Creche Escola. No entanto, o termo de adesão para a liberação do recurso financeiro não pode ser concretizado devido à ausência do prefeito João Afonso Sólis (Jango-PSDB) na cerimônia promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (no evento, ele foi representado por secretários municipais).
A reivindicação para a inclusão de Bragança Paulista ao Programa Creche Escola foi realizada em junho do ano passado pelo deputado estadual Edmir Chedid, pela vereadora Beth Chedid (PTB) e pela ex-vereadora Gislene Bueno (Gi Borboleta-PRTB) durante reunião com o presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), José Bernardo Ortiz, em São Paulo.
Na ocasião, a vereadora Beth Chedid lembrou que o município registra déficit de 2,2 mil vagas em creches. “A lista de espera é grande, fato que impossibilita as mães de voltarem ao mercado de trabalho e colaborar com o orçamento doméstico. Por isso, espero que a FDE, por meio do deputado estadual Edmir Chedid, libere recursos para que possamos construir uma no município”, disse à época.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP