Viviane Strelec / Partido Democratas
Assunto foi tratado numa reunião entre o deputado estadual Edmir Chedid e o governador Geraldo Alckmin, em São Paulo.
SÃO PAULO – Em atendimento às solicitações encaminhadas pelo deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), o Governo do Estado autorizou o repasse de recursos financeiros ao HUSF (Hospital Universitário São Francisco) de Bragança Paulista. A partir de primeiro de março, a unidade de saúde receberá R$ 1,2 milhão por mês para a manutenção dos serviços à comunidade e à implantação de medidas que resultem na regionalização do atendimento aos pacientes. A afirmação ocorreu numa reunião entre o parlamentar e o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Na prática, o repasse de recursos financeiros resultará na regionalização da saúde, defendida pelo deputado estadual Edmir Chedid como alternativa à deficiência de leitos e à melhoria do atendimento oferecido principalmente aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “O repasse mensal de R$ 1,2 milhão trará benefícios para a população de outros 16 municípios que estão no entorno de Bragança Paulista. Com isso, os pacientes não precisarão seguir para Campinas ou São Paulo para conseguir atendimento médico gratuito”, argumentou o parlamentar.
Durante a reunião, Edmir Chedid explicou ao governador Geraldo Alckmin que a regionalização do atendimento do HUSF atende a uma necessidade constatada há mais de cinco anos entre os 600 mil habitantes da Região Bragantina e do Circuito das Águas. Ele também explicou que o investimento do Poder Executivo aliviará todos os serviços de emergência e de urgência das Santas Casas e das Unidades Básicas de Saúde, que não conseguem oferecer atendimento condizente à realidade observada entre a população e o número suficiente de leitos gratuitos.
“Esta, com certeza, é uma importante conquista para a Região Bragantina e o Circuito das Águas. Como político, tenho sonhos e mais um deles se concretiza com a regionalização do Hospital Universitário São Francisco, de Bragança Paulista. Assim como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Durval Mantovaninni, que consegui implantar em Atibaia, o hospital passará a oferecer um serviço essencial e gratuito para a nossa comunidade. Isso também demonstra o compromisso firmado pelo governador Geraldo Alckmin com a saúde pública”, destacou.
A reunião entre o deputado estadual Edmir Chedid e o governador Geraldo Alckmin ocorreu no Palácio dos Bandeirantes – sede do Poder Executivo –, na zona sul da capital paulista. No encontro, o parlamentar também tratou sobre investimentos ao setor de Transportes, com atenção às estradas vicinais e rodovias, e política em nível regional.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP