Requerimento à Assembleia Legislativa foi apresentado pelo presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid.
SÃO PAULO – A Comissão de Transportes e Comunicações analisará na quarta-feira, 07/03, um requerimento do deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) para que o Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco, preste esclarecimentos ao Poder Legislativo sobre a restrição ao tráfego que foi estabelecida para caminhões em 28 vias do município (inclusive a Marginal Tietê). O parlamentar explicou que a medida gerou transtornos e protestos entre a categoria.
A restrição ao tráfego de caminhões estabelecida pela Prefeitura de São Paulo vai das 5h às 9h e das 17h às 22h, sob a pena de multa no valor de R$ 85,13 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Para cumprir a determinação, que teve início na última segunda-feira, a administração pública municipal mobilizou 142 agentes de trânsito (do total de 2,4 mil que atuam no município). “É preciso conhecer as medidas e, principalmente, seus benefícios”, destacou o parlamentar.
Edmir Chedid afirmou que a restrição ao tráfego de caminhões resultou numa série de transtornos para os transportadores autônomos, responsáveis por 90% das entregas no município. Segundo ele, houve um protesto organizado pelo sindicato dos trabalhadores, que interrompeu o abastecimento de produtos essenciais. “Há postos de combustíveis, por exemplo, que possuem o produto para mais um ou dois dias, caso esta medida não seja revista pelo Poder Executivo”, explicou.
Ele declarou que a Assembleia Legislativa precisa conhecer o projeto do Poder Executivo que resultou na restrição ao tráfego de caminhões em 28 vias do município. “O trânsito na marginal (Tietê) não teve nenhuma melhora, pelo menos segundo relato do setor encaminhado aqui à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Por isso, espero que o requerimento seja aprovado e o secretário de Transportes (Marcelo Cardinale Branco) possa prestar seus esclarecimentos”, finalizou.
O requerimento será discutido pela Comissão de Transportes e Comunicações, que até esta terça-feira não havia recebido nenhum relatório ou estudo elaborado pela Prefeitura de São Paulo comprovando a necessidade, a importância e os efeitos da restrição imposta ao tráfego de caminhões em vias do município.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP