Com a presença do secretário estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, foi realizada nesta segunda-feira, 3/3, a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação do Fórum de Bragança Paulista.
No início da recepção nas dependências do Palácio Santo Agostinho, sede do governo local, o secretário Marrey lembrou de suas raízes em solo bragantino. “Hoje vamos assinar a ordem de serviço que dá início imediato às obras de melhoria das instalações do Fórum local. Esta é mais uma etapa do projeto do Governo do Estado que busca investir na paz social. Para tanto, é necessário fazer investimentos em segurança, justiça e cidadania. E o Fórum é o espaço onde tudo isso se resume”, considerou.
De acordo com o projeto de ampliação, o prédio do Fórum terá um ganho de 1.839,33 metros quadrados. A obra está orçada em R$ 1.676,233,50, sendo que do Estado virão 80% dos recursos e o restante sairá dos cofres da Prefeitura.
“As obras devem começar na quarta-feira, 5/3”, informou o prefeito João Afonso Sólis.
Segundo o deputado Edmir Chedid, também presente à solenidade, o governo programou investir cerca de R$ 162 milhões em melhorias de 38 fóruns de todo o Estado de São Paulo. “Essas melhorias contemplam ainda as instalações de novas Varas de Justiça. Em Bragança Paulista, por exemplo, serão instaladas mais duas, a 7ª e a 8ª, que correspondem às Varas das Pequenas Causas e da Família. Tudo conforme cronograma apresentado pelo Tribunal de Justiça”, completou Chedid.
O deputado há anos vem fazendo gestões importantes junto ao Governo do Estado no sentido de agilizar o trâmite judiciário na região. Vale lembrar que os pedidos de reforma e ampliação do Fórum bragantino, bem como de instalação das Varas Civil e Criminal de Bragança Paulista e de Atibaia, das Varas Distritais de Nazaré Paulista, Arthur Nogueira e Joanópolis, e de implantação da 2ª Vara no município de Piracaia foram solicitadas e reiteradas em diversas audiências em que, acompanhado de prefeitos e vereadores, Edmir Chedid foi recebido por presidentes do Tribunal de Justiça e secretários que chefiaram a pasta da Justiça. Tais solicitações foram protocoladas pelo deputado nas audiências realizadas em 17/02/05, 19/04/05, 07/04/06, 11/05/06, 30/06/06, 28/03/07 e 09/05/07.
Também estiveram presentes ao acontecimento, integrantes da Administração Municipal, prefeitos, vereadores de cidades da região, delegados de Polícia Civil, representantes da Polícia Militar, juízes, promotores, inúmeros advogados, a presidente da OAB de Bragança, Regina Miguel, e os vereadores bragantinos Ronaldo Teixeira (presidente da Câmara), Gislene Bueno, Sidiney Guedes e Clóvis Amaral Garcia.
