Deputado estadual Edmir Chedid questiona item de relatório sobre atendimento prestado aos consumidores atendidos pela empresa.
A Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa recebeu nesta terça-feira, 22, o presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Pedrosa Soares, para tratar sobre as interrupções no fornecimento e demora no restabelecimento de energia elétrica e também sobre os atendimentos insatisfatórios prestados aos consumidores. A discussão contou com a participação do deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas), que pediu maior atenção e agilidade no atendimento que é oferecido pela empresa aos consumidores.
Britaldo Pedrosa Soares apresentou à comissão o plano da empresa que prevê investimentos de R$ 3 bilhões até 2015 para atender a elevação do consumo. Segundo ele, será construída uma subestação em Ermelindo Matarazzo, na zona leste de São Paulo, para atender às demandas advindas da construção do estádio de futebol em Itaquera. Quanto ao atendimento aos consumidores por meio do call-center, disse que 700 linhas atendem durante 24 horas ocorrências de interrupções de energia, o que resulta numa espera pelo consumidor de quatro minutos.
Imagem (Britaldo Pedrosa Soares)
Na ocasião, o deputado estadual Edmir Chedid questionou as informações e lembrou que há uma série de reclamações de consumidores quanto ao serviço de call-center oferecido pela AES Eletropaulo. “Há muitas queixas sobre o atendimento que a empresa disponibiliza aos consumidores. No entanto, ele nos informou que, apesar de existir um controle da empresa sobre o serviço, o call-center é terceirizado. Também há uma grande rotatividade de funcionários, prejudicando o treinamento e o trabalho. Com isso, quem sai perdendo, infelizmente, é o consumidor”, disse.
Por fim, Edmir Chedid propôs ao presidente da comissão, deputado estadual Geraldo Vinholi (PSDB), que oficialize a todas as distribuidoras de energia do Estado para que encaminhem relatórios com informações detalhadas e que, posteriormente, após avaliação da comissão e de um relator designado, o parecer do órgão técnico fosse enviado à Bolsa de Valores e ao Ministério Público. A sugestão foi acatada e solicitada pelo presidente a Britaldo Pedrosa Soares, além de pesquisas mensais sobre o nível de atendimento elaboradas pela AES e pela Anatel.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP